As soluções de comunicação unificada experimentam uma curva de crescimento acelerado no mercado. Segundo estudo da ABI Research, as vendas dessas soluções devem saltar de US$ 302 milhões em 2008 para US$ 4,2 bilhões em 2014. A consultoria avalia, no entanto, que o mercado está longe de ser monolítico. "As empresas têm comprado apenas as tecnologias de componentes que consideram que irão entregar valor de forma imediata", salientou o diretor da ABI Research, Stan Schatt, ressaltando que apenas depois disso é que as empresas juntam tudo como uma verdadeira solução de comunicação unificada.
Segundo o relatório, mesmo os maiores fabricantes como a Cisco ainda não detêm soluções completas, por isso a necessidade de estabelecer parcerias. O estudo observa, porém, que aos poucos os fornecedores passarão a vender soluções de ponta a ponta, o que vai trazer oportunidades para empresas de serviços gerenciados.
"Prevemos um amplo mercado para serviços gerenciados, simplesmente porque as soluções de comunicação unificada são complicadas e muitas empresas não vão querer gastar tempo e esforço para fazer a integração. Isso aplica-se ao mercado como um todo, mas especialmente para as pequenas empresas", afirmou Schatt.
- Curva de crescimento