Publicidade
Início Blogueria Como fazer uma campanha de Black Friday para produtos digitais

Como fazer uma campanha de Black Friday para produtos digitais

0
Publicidade

Você acha que uma estratégia de vendas para o seu produto digital é a mesma de um produto físico? Se você acha isso, está enganado e a Black Friday comprova isso.

É necessário que sejam formuladas diferentes abordagens e estratégias para maximizar as vendas e minimizar os erros. Isso acontece devido a natureza do produto digital, sua grande oferta de mercado – famosa cauda longa – e a má reputação que o virtual ainda carrega. Mas assim que você conseguir entender essas variáveis e a jornada de compra do seu consumidor, a Black Friday tem o potencial de fazer o seu negócio decolar.

Produtos Físicos X Produtos Digitais

Imagine você se deparar com dois anúncios, um de ebook e outro do livro físico. Mesmo livro, com a mesma oferta e preço de R$20,00. Qual promoção te chama mais atenção?

Provavelmente o livro físico vai te chamar mais a atenção e a oferta dele parece ser mais tentadora que a do ebook. A razão disso é o valor que nós colocamos nas coisas tangíveis e imediatamente transferimos ao custo do produto. No exemplo acima, não pensamos no peso do custo que o autor teve ao escrever o livro ou nas pesquisas realizadas, porque tendemos a achar a oferta do livro físico mais atraente simplesmente por envolver custo de impressão, matéria prima e frete. Oferecer de graça um livro físico parece até loucura, mas distribuir um ebook gratuitamente é um praxe normal no mercado.

Isso parece óbvio, mas distingue todo o planejamento da estratégia de um e-commerce de produtos físicos e outro online.

A semana da Black Friday, em especial a sexta-feira, é uma guerra feroz para chamar a atenção do consumidor, custos de CPC, CPM, CPA costumam explodir muito nessa época. E agora, já sabendo que o seu produto digital sai atrás nessa corrida, o que resta é criar uma boa estratégia para poder ganhar e faturar e muito nessa data.

O ciclo de venda de um produto digital passa pelo o que eu chamo de os 3 Cs: Conhecer, Considerar e Converter. Então, para a sua campanha dar certo, o seu cliente vai conhecer o seu produto, gerar consideração de compra e, por fim, comprar ou não.

Crie públicos

Essa etapa precisa começar o quanto antes na sua estratégia. Se trabalhar com curso online, por exemplo, algumas das opções são oferecer um módulo gratuito da aula; realizar um webinar e entre outros. A ideia é fazer um convite para o público conhecer mais o seu produto. Além disso, essa é uma excelente oportunidade para criar uma base de público, capturando e-mails por meio de formulários e criando um público personalizado.

Gere valor ao seu produto digital

Após o primeiro contato com o público chega o momento de você gerar valor do seu produto digital. Lembre-se que esse ponto abrange questões intangíveis, então, foque nesses pontos. Para cursos EAD, apresente a exclusividade do conteúdo, o currículo do professor, prova social, como o infoproduto vai influenciar na vida do consumidor e mostre com clareza todos os atributos fortes. A mesma lógica se aplica para os demais mercados. Outro ponto fundamental é divulgar o preço do seu produto, mas sem forçar a venda. Se é vier, ponto positivo!

Oferta e Venda

Agora que o público te conhece, já sabe do valor agregado ao produto, chega a hora de você divulgar a oferta para fechar a venda. E é nesse momento que você realmente aproveita o evento da Black Friday, já que nessa época, as marcas “educam” o consumidor, e o deixam mais suscetível a ideia de promoção, ou seja, ele está aberto para ver ofertas.

Depois de todos os passos anteriores, quando a promoção é estruturada, seja menor preço, condições especiais ou combo, o cliente consegue enxergar mais valor ao produto e associa o desconto às questões corretas.

Hacks para a campanha de Black Friday do seu produto digital

Nas plataformas de anúncios, busque ser mais certeiro, pois você tem consciência que para aparecer, é preciso estar disposto a pagar mais que o habitual. Durante a semana e, em especial, no dia da Black Friday, a concorrência para anúncios vai estar bem acirrada. Por isso, é fundamental você ter todos os anúncios prontos e aprovados nas plataformas com antecedência.

Não tenha medo de segurar suas vendas até a última semana de novembro. Já vi empresas faturarem em um final de semana mais de 50% do que haviam faturado o ano todo. Nesse momento, é importante considerar o perfil do seu público e qual o gatilho mental você quer passar, como escassez, exclusividade e entre outros.

Do meu ponto de vista, o formato que mais funciona é aquecer a base e realizar a promoção na sexta-feira, porém algumas pessoas podem não conseguir comprar e, por isso, é interessante complementar com uma promoção de Cyber Monday, na segunda-feira seguinte, convertendo, ainda mais, vendas.

Diego Furukawa, head de Marketing da HeroSpark.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile