KPMG: gerenciamento de risco de terceiros é prioridade estratégica para os negócios

1

Pelo menos 77% dos líderes entrevistados pela KPMG disseram que o programa de gerenciamento de risco de terceiros é uma prioridade estratégica para os negócios. Além disso, seis em cada dez deles afirmaram que os riscos mais graves para a reputação da organização vêm do fracasso de terceiros no cumprimento de metas. Já cerca de 60% apontaram que as empresas que lideram foram recentemente sujeitas a sanções e observações regulatórias em relação a esse programa. O estudo ouviu 1.100 executivos de 14 países, incluindo o Brasil, e de seis setores (automotivo, energia, serviços financeiros, manufatura, farmacêutico e varejo).

De acordo com o levantamento, os entrevistados indicaram que o grande volume de atividades de avaliação de terceiros aumentou nos últimos anos em todos os setores. Em contrapartida, apontou que 74% deles admitem que as organizações precisam urgentemente tornar o programa mais consistente em toda a empresa. Já sobre os principais riscos monitorados como parte da atividade de gerenciamento de terceiros indicados pelos entrevistados estão o operacional e o financeiro (ambos com 60%), tecnologia (57%) e privacidade (54%).

"Esses dados destacam o quão dependente a maioria das empresas está em relação aos terceiros para fornecer produtos e serviços essenciais. Além disso, os eventos globais e as incertezas econômicas enfatizaram que os terceiros são necessários para as operações comerciais. Ao mesmo tempo, a crescente pressão regulatória – especialmente em relação a violações de privacidade e perda de dados do cliente ou à resiliência operacional – está colocando os relacionamentos com terceiros em análise", analisa o sócio da KPMG, Emerson Mello.

Importância da tecnologia no monitoramento de terceiros:

Ainda de acordo com o estudo, os dados de governança, privacidade e o risco cibernético são o motor mais importante da atividade de terceiros em todos os setores, mas apenas 54% dos entrevistados disseram que priorizam esses aspectos.
Quando questionados sobre os motivadores mais importantes da atividade de gerenciamento de terceiro, os três mais citados foram apoio a transformação do negócio (40%), governança de dados e privacidade (39%) e proteção da marca e reputação (36%).

Já sobre as iniciativas em que a equipe estará concentrando mais tempo e energia nos próximos 12 meses, foram elencadas como prioridades as seguintes: adoção de novas tecnologias (39%), automatização de processos (33%) e padronização de processos em toda empresa (32%).

"As organizações dependem cada vez mais de fornecedores terceirizados para oferecer produtos e serviços essenciais aos clientes. Elas também estão descobrindo que falhas de terceiros podem manchar rapidamente reputações e ter implicações operacionais e de custos significativas. À medida que as organizações tratam das preocupações em torno dessas questões, fica evidente que elas precisam de uma estratégia clara para a seleção, aprovação e gerenciamento de terceiros com a ajuda da tecnologia", analisa o sócio.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.