Transformação digital sem bugs depende de segurança jurídica

0

Bug é um termo muito conhecido no universo da tecnologia e diz respeito à uma falha na execução de um programa. Nesta análise, considero cabível refletir sobre bugs em um contexto mais amplo: o da transformação digital do Brasil que, para avançar, necessita evitar falhas de percurso que geram grandes impactos nos custos e no andamento dos projetos, na competitividade brasileira, na geração de oportunidades, na inclusão digital e redução da desigualdade.

Sabemos que o desenvolvimento exponencial que buscamos para o país passa pelo uso intensivo de novas tecnologias, como a Internet das Coisas, a Inteligência Artificial, a Computação em Nuvem, Manufatura Avançada, Big Data e os mais variados tipos de soluções, aplicativos e plataformas. As mudanças positivas projetadas são importantes para toda a sociedade brasileira. Aumentar os custos do acesso a essas tecnologias prejudica o futuro do Brasil.

Por outro lado, do ponto de vista de conjuntura sociopolítica e econômica, o setor da tecnologia da informação e da comunicação (TIC) vive sob constante pressão da insegurança jurídica, especialmente na área tributária, que representa um bug resistente a atrapalhar o bom andamento dos planejamentos e investimentos por parte das empresas de tecnologia, que formam um setor transversal a todos os setores econômicos e lidam com as incertezas e o Custo Brasil.

Neste mês de novembro, o setor de TIC registra duas importantes decisões na área tributária, que podem trazer mais segurança jurídica. A primeira delas é o julgamento de duas ADIs 1945-MT e 5659-MG no Supremo Tribunal Federal, no qual 7 ministros já declararam favoráveis à incidência do ISS nas operações de licenciamento de uso do software, um dos principais componentes da transformação digital.

A ABES se uniu a outras entidades setoriais para apresentar irrefutáveis argumentos à Corte, a fim de demonstrar que a legislação brasileira e a jurisprudência definem software como um serviço, no qual incide o ISS. Felizmente, esta avaliação prevaleceu no STF, afastando a insegurança que rondava o setor de tecnologia.

O entendimento que prevaleceu no STF está sintonizado com o mundo contemporâneo pois, como muito bem definiu o sociólogo polonês Zygmunt Bauman, vivemos o "tempo líquido", marcado pela fluidez, dinamismo e impermanência. E o desenvolvimento do software simboliza a evolução desta modernidade líquida, pois é um segmento que não está mais restrito ao conceito de "software de prateleira". Os modelos de negócios de hoje são outros e tudo muda muito rapidamente. Particularmente, já vejo esta contemporaneidade como um "mundo gasoso", ainda mais fluido e levando-nos a rever conceitos, modelos de negócios com muito mais celeridade, no qual a tecnologia e a inovação são os pontos centrais de tudo isso.

A segunda decisão que envolve o nosso setor, junto com outros 16 setores, é a da prorrogação da desoneração da folha até dezembro de 2021, resultado obtido a partir de um acordo entre líderes partidários no Senado, na Câmara e no Poder Executivo, que derrubaram um veto presidencial à medida, e de muita mobilização das entidades e sindicatos profissionais.

Demonstramos como a desoneração garantia mais de 6 milhões de empregos e reduzia o risco de aumento nos preços de produtos e serviços. Advertimos que qualquer majoração de preços nas soluções e serviços vai afetar empresas, consumidores e o poder público de norte a sul do Brasil. Lembro, porém, que esta decisão da desoneração tem prazo definido e ainda não temos no horizonte uma perspectiva do que irá ocorrer em 2022. Além disso, temos que assinalar que o Brasil tem várias propostas de reforma tributária tramitando no Congresso Nacional, que podem aumentar a carga tributária para o setor de TIC.

O bug da insegurança jurídica continua rondando o setor de TIC, a transformação digital do Brasil e o bem-estar da nossa população.?Não vou me estender no tema, mas é importante citar que, no meio da pandemia, surgiu o Projeto de Lei nº 2.358/2020 (PL), que propõe a criação da Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico sobre a receita bruta de serviços digitais prestados pelas grandes empresas de tecnologia (CIDE-Digital), mais uma taxação que viria ampliar a complexidade de tributos aos quais as empresas de tecnologia já estão sujeitas.

A avaliação da transformação digital do país realizada pela OCDE, intitulada A Caminho da Era Digital no Brasil, destacou os avanços e indicou que o "Brasil poderia repensar suas atuais políticas de apoio as empresas, em especial as relacionadas a despesas tributárias, e não se concentrar tanto em setores específicos, mas criar políticas preocupadas em promover uma ampla difusão das tecnologias digitais em todos os setores". Isso significa reconhecer a transversalidade do setor de TIC e apoiar a transformação digital. Seria esse o caminho? Precisamos levar essa sugestão a sério.

É preciso reconhecer a importância da segurança jurídica na tributação incidente sobre os serviços de tecnologia da informação e evitar a criação de novos tributos como um fator indispensável para alavancar a inovação tecnológica e a transformação digital, salientada pela OCDE como um caminho para o Brasil crescer. O Plano Nacional de IoT, a Estratégia Brasileira de Transformação Digital e o Plano Nacional de Inovação, a Carta para Cidades Inteligentes, só para citar algumas iniciativas, são grandes planejamentos e iniciativas brasileiras que dependem de TIC.

Trabalhamos para reduzir o risco do aumento do custo ao acesso às tecnologias por organizações públicas e privadas, cuja relevância ficou extremamente em evidência durante a pandemia, pois elas permitiram a sobrevivência de diversos segmentos econômicos, com indústria, alimentação e comércio, além de viabilizar o home office e a educação à distância. Mesmo assim, praticamente 25% dos estudantes ficaram sem aula durante todo o ano de 2020, aumentando ainda mais o gap social brasileiro. Além disso, a OCDE apontou, recentemente, que praticamente ¼ da população brasileira nunca acessou a internet.

Por isso, comemoramos as duas decisões registradas este mês com a desoneração da folha e a sinalização do julgamento no STF favorável ao ISS e nos mantemos mobilizados para evitar o surgimento de novos bugs gerados pela insegurança jurídica, enquanto buscamos eliminar os existentes. Uma nação não será competitiva se seu povo não tiver acesso de qualidade ao conhecimento, a educação, e às inovações tecnológicas.

Rodolfo Fücher, presidente da ABES (Associação Brasileira de Empresas de Software).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.