Afinal, por que construir cidades inteligentes?

0

Imagine uma ambulância no atendimento a uma emergência, tendo que se deslocar no trânsito da cidade de São Paulo no horário de pico. Agora imagine uma cidade inteligente, com a localização dos veículos conectada a um sistema de gestão inteligente de tráfego, que sabendo da localização precisa da ambulância, seu destino, as rotas possíveis que levam até o destino, poderia analisar em segundos o melhor trajeto e alterar o tempo das sinalizações semafóricas, para aliviar o trânsito e permitir que a ambulância chegue mais rápido ao seu destino.

As redes 5G serão a base para a conectividade entre as aplicações e, portanto, um elo fundamental para máquinas automatizadas, carros autônomos, cidades inteligentes e muitas outras coisas – em outras palavras – um mundo conectado. A nova tecnologia é a próxima geração de rede móvel. Sua baixa latência (tempo que um sinal leva para ser enviado de um computador para outro) e maior velocidade de conexão proporcionarão cobertura mais eficiente, possibilidade de maior volume de transferência de dados e maior número de conexões simultâneas. Desta forma, o 5G apresenta às empresas uma oportunidade de oferta de serviços inovadores e, consequentemente irá gerar novas oportunidades de receita e experiências totalmente novas. Além disso, irá acelerar a transformação digital, com a disseminação da Internet das Coisas (IoT), em um ecossistema transformador que combina Big Data e Cloud, realidade aumentada (AR) e realidade virtual (VR), máquinas autônomas e inteligentes, computação distribuída e inteligência artificial para derivar insights de dados que são gerados por bilhões de dispositivos conectados.

Neste contexto faz sentido considerarmos que a informação geográfica é essencial para o desenvolvimento de redes 5G. A análise geográfica é essencial para o planejamento da infraestrutura de antenas 5G, por exemplo, as frequências mais altas do 5G – que são necessárias para transportar grandes quantidades de dados – têm alcance muito curto e mais sensível a barreiras físicas, que exigirá uma rede de telecomunicações mais densa – torres posicionadas de forma mais seletiva e estratégica. O sinal do 5G é tão sensível que pode ser bloqueado por um prédio ou mesmo por uma árvore. Portanto, a análise espacial avançada de ferramentas como as da Esri são fundamentais aqui.

Luigi Aulicino

Além disso, informações precisas sobre a localização ajudam governos a projetarem melhores cidades, concentrar os serviços públicos e se envolver com os cidadãos. E, à medida que as cidades ficam mais inteligentes, muitos desses dados de localização precisam ser tratados em tempo real.

A chegada da tecnologia transformará ainda mais a economia e a sociedade brasileira e abrirá um sem-fim de oportunidades para a inovação, a inclusão social e a geração de novos negócios. O 5G revolucionará o mundo em que vivemos, onde humanos e máquinas terão um nível de interação nunca visto antes. Porém, se alguém afirmar hoje que sabe como será esse mundo daqui a 5 ou 10 anos, a única certeza que tenho é que essa pessoa está mentindo… Porque nós não sabemos, nós temos ideias, mas não sabemos o que vai acontecer.

Cada geração, desde a 1G até a 4G, habilitou novas tecnologias, e por mais que tenhamos diversos use cases, o 5G proporcionará utilizações que ainda não conhecemos!

Para citar algumas ideias:

  • Utilities: Aplicações de Smart Grid, iluminação inteligente no outdoor e indoor, Robôs com vídeo streaming em tempo real para inspeção, diagnóstico, reparação e operações – especialmente para locais de difícil acesso ou de risco.
  • Saúde: Tele emergência de serviços médicos e no longo prazo robôs cirúrgicos
  • Educação: AR/VR em aulas práticas e treinamentos, Interação entre estudantes e máquina, Desenvolvimento do EAD
  • Manufatura: máquinas conectadas, Otimização e monitoramento de processos produtivos, Operação remota/centralizada
  • Governo: Cidade inteligentes, Gestão inteligente do tráfego, Transporte público autônomo, Segurança e vigilância por sensores com vídeo HD e autocomunicações.
  • Agronegócio: Conectividade e gerenciamento de máquinas e ferramentas, Operação remota/centralizada, Treinamento
  • Transporte: veículos autônomos

O Brasil ainda está distante de alguns países desenvolvidos no que diz respeito à adoção de soluções de Internet das Coisas (IoT), mas o ecossistema está se desenvolvendo rapidamente em áreas como agricultura, smart cities, utilities, transporte etc.

Luiz Vargas é gerente de Marketing, Produtos & Verticais e Luigi Aulicino é especialista em GIS e em Telecom, ambos na Imagem Geosistemas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.