Cidades e espaços inteligentes em SC ganham reforço da Cisco e parceiros

0
15

Como parte do seu programa de aceleração digital, Brasil Digital e Inclusivo, a Cisco tem apoiado o ecossistema de inovação brasileiro em diferentes setores e anuncia agora o patrocínio a um dos principais polos de inovação e tecnologia do país, a ACATE (Associação Catarinense de Tecnologia). A empresa também anuncia parceria com a associação e a Teltec Solutions para apoiar o desenvolvimento e promoção de espaços e cidades inteligentes.

O patrocínio prevê a realização de ações conjuntas como pesquisas, eventos, treinamentos, encontros e demais iniciativas sobre a digitalização de cidades e espaços urbanos. A Cisco desenvolve e oferece soluções tecnológicas que contribuem para a transformação destes espaços, proporcionando experiências inovadoras alinhadas com a evolução das cidades e dos novos ambientes de trabalho.

Neste sentido, a primeira iniciativa da parceria é o projeto Primavera Smart Space, que contempla o desenvolvimento de um laboratório vivo de inovação e de espaços inteligentes. Fruto da parceria com a associação e Teltec, o laboratório será instalado dentro do Passeio Primavera e do CIA, o centro de inovação da ACATE. O objetivo é demonstrar o potencial das novas tecnologias digitais e de serviços urbanos inteligentes, assim como experimentar e desenvolver novas soluções de espaços e cidades inteligentes em parceria com o ecossistema de inovação de Santa Catarina.

A iniciativa também pretende promover a inovação e colaborar com o ecossistema de startups locais para desenvolver e estimular pesquisas, testes, análises, treinamentos e compartilhar as boas práticas do uso de tecnologias aplicadas a cidades, comunidades, polos tecnológicos, centros de inovação, edifícios e espaços inteligentes.

O laboratório incluirá tecnologias de conectividade, segurança cibernética, segurança física, IoT (Internet das Coisas), sensores urbanos, entre outras, que contribuem para transformar o centro de inovação ACATE Primavera em um espaço mais inteligente, trazendo não só benefícios para a administração do condomínio como também mais conforto e segurança para as pessoas e organizações que habitam e visitam o espaço.

A ACATE é a principal representante do empreendedorismo inovador em Santa Catarina e reconhecida como um dos principais polos de tecnologia e inovação do Brasil. O seu Centro de Inovação, CIA Primavera, é um habitat de inovação com dezenas de empresas de tecnologia associadas, além de abrigar um ecossistema de startups incluindo, espaço de coworking, fundos de investimento e locais para eventos, contando com uma completa infraestrutura de serviços e empreendimentos de apoio para quem trabalha e frequenta o local.

"Da mesma forma que a transformação digital foi uma mudança que se acelerou nas empresas com a pandemia, temos o compromisso como cidadãos em ajudar a agilizar a transformação da forma como vivemos, trabalhamos, estudamos, nos divertimos em nossas cidades, proporcionando novos ambientes de sustentabilidade e colaboração", destaca Iomani Engelmann Gomes, presidente da ACATE (Associação Catarinense de Tecnologia).

"Parcerias como essa são a chave para acelerar a transformação digital no Brasil. As cidades são ambientes complexos e sempre envolveram um ecossistema multidisciplinar. Assim, queremos contribuir com a ampliação do debate sobre soluções tecnológicas em espaços e cidades inteligentes", diz Rodrigo Uchoa, diretor de Transformação Digital da Cisco do Brasil.

À Teltec Solutions, parceira da Cisco há mais de vinte anos e também associada e parceira da ACATE, caberá prestar os serviços de gerenciamento do projeto, instalações físicas e testes de funcionamento das soluções, além da administração e operação dos sistemas e serviços continuados de desenvolvimento e integrações.

"O projeto Primavera Smart Space se propõe a transformar as atuais instalações do prédio da associação e todo o entorno do novo edifício no Passeio Primavera, chamado de Primavera Office, em um laboratório vivo de experimentação buscando atrair empresas e instituições científicas interessadas em participar do ecossistema de cocriação visando resolver os principais e reais problemas das nossas cidades", comenta Rafael Araújo, diretor de negócios da Teltec Solutions.

A iniciativa inicia-se em Florianópolis (SC), mas tem planos de expandir ações para outras regiões do País.

Deixe seu comentário