Cidades e espaços inteligentes em SC ganham reforço da Cisco e parceiros

0

Como parte do seu programa de aceleração digital, Brasil Digital e Inclusivo, a Cisco tem apoiado o ecossistema de inovação brasileiro em diferentes setores e anuncia agora o patrocínio a um dos principais polos de inovação e tecnologia do país, a ACATE (Associação Catarinense de Tecnologia). A empresa também anuncia parceria com a associação e a Teltec Solutions para apoiar o desenvolvimento e promoção de espaços e cidades inteligentes.

O patrocínio prevê a realização de ações conjuntas como pesquisas, eventos, treinamentos, encontros e demais iniciativas sobre a digitalização de cidades e espaços urbanos. A Cisco desenvolve e oferece soluções tecnológicas que contribuem para a transformação destes espaços, proporcionando experiências inovadoras alinhadas com a evolução das cidades e dos novos ambientes de trabalho.

Neste sentido, a primeira iniciativa da parceria é o projeto Primavera Smart Space, que contempla o desenvolvimento de um laboratório vivo de inovação e de espaços inteligentes. Fruto da parceria com a associação e Teltec, o laboratório será instalado dentro do Passeio Primavera e do CIA, o centro de inovação da ACATE. O objetivo é demonstrar o potencial das novas tecnologias digitais e de serviços urbanos inteligentes, assim como experimentar e desenvolver novas soluções de espaços e cidades inteligentes em parceria com o ecossistema de inovação de Santa Catarina.

A iniciativa também pretende promover a inovação e colaborar com o ecossistema de startups locais para desenvolver e estimular pesquisas, testes, análises, treinamentos e compartilhar as boas práticas do uso de tecnologias aplicadas a cidades, comunidades, polos tecnológicos, centros de inovação, edifícios e espaços inteligentes.

O laboratório incluirá tecnologias de conectividade, segurança cibernética, segurança física, IoT (Internet das Coisas), sensores urbanos, entre outras, que contribuem para transformar o centro de inovação ACATE Primavera em um espaço mais inteligente, trazendo não só benefícios para a administração do condomínio como também mais conforto e segurança para as pessoas e organizações que habitam e visitam o espaço.

A ACATE é a principal representante do empreendedorismo inovador em Santa Catarina e reconhecida como um dos principais polos de tecnologia e inovação do Brasil. O seu Centro de Inovação, CIA Primavera, é um habitat de inovação com dezenas de empresas de tecnologia associadas, além de abrigar um ecossistema de startups incluindo, espaço de coworking, fundos de investimento e locais para eventos, contando com uma completa infraestrutura de serviços e empreendimentos de apoio para quem trabalha e frequenta o local.

"Da mesma forma que a transformação digital foi uma mudança que se acelerou nas empresas com a pandemia, temos o compromisso como cidadãos em ajudar a agilizar a transformação da forma como vivemos, trabalhamos, estudamos, nos divertimos em nossas cidades, proporcionando novos ambientes de sustentabilidade e colaboração", destaca Iomani Engelmann Gomes, presidente da ACATE (Associação Catarinense de Tecnologia).

"Parcerias como essa são a chave para acelerar a transformação digital no Brasil. As cidades são ambientes complexos e sempre envolveram um ecossistema multidisciplinar. Assim, queremos contribuir com a ampliação do debate sobre soluções tecnológicas em espaços e cidades inteligentes", diz Rodrigo Uchoa, diretor de Transformação Digital da Cisco do Brasil.

À Teltec Solutions, parceira da Cisco há mais de vinte anos e também associada e parceira da ACATE, caberá prestar os serviços de gerenciamento do projeto, instalações físicas e testes de funcionamento das soluções, além da administração e operação dos sistemas e serviços continuados de desenvolvimento e integrações.

"O projeto Primavera Smart Space se propõe a transformar as atuais instalações do prédio da associação e todo o entorno do novo edifício no Passeio Primavera, chamado de Primavera Office, em um laboratório vivo de experimentação buscando atrair empresas e instituições científicas interessadas em participar do ecossistema de cocriação visando resolver os principais e reais problemas das nossas cidades", comenta Rafael Araújo, diretor de negócios da Teltec Solutions.

A iniciativa inicia-se em Florianópolis (SC), mas tem planos de expandir ações para outras regiões do País.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.