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Com crise dos semicondutores, mercado de smartphones cai 6,8% no terceiro trimestre

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As vendas globais de smartphones para usuários finais caíram 6,8% no terceiro trimestre de 2021, em comparação com igual período em 2020, de acordo com o Gartner. A escassez de componentes interrompeu os cronogramas de produção, levando a estoques mais baixos e atrasos na disponibilidade de produtos.
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“Apesar da forte demanda do consumidor, as vendas de smartphones diminuíram devido ao atraso no lançamento de produtos, cronograma de entrega mais longo e estoque insuficiente no canal”, disse Anshul Gupta, diretor de pesquisa sênior do Gartner. “As restrições de oferta impactaram a programação de produção de smartphones básicos e utilitários muito mais do que smartphones premium.”

A atual escassez de componentes, como radiofrequência e circuitos integrados de gerenciamento de energia, atrasou a produção de smartphones em todo o mundo. Isso interrompeu o equilíbrio entre oferta e demanda e os usuários finais ficaram sobrecarregados com escolhas limitadas no ponto de venda. As vendas de smartphones premium continuaram a crescer, embora as vendas gerais de smartphones tenham diminuído no trimestre.

A Apple recuperou a posição 2 em vendas para usuários finais e a Xiaomi voltou para a posição 3 no terceiro trimestre de 2021 (ver Tabela 1). A Samsung manteve a liderança geral nas vendas de smartphones, embora sua participação de mercado tenha caído 1,9% ano a ano. Mesmo com o declínio geral, a Samsung experimentou um crescimento de seus smartphones premium, liderado pela forte demanda por smartphones dobráveis ??renovados. Os fornecedores de smartphones chineses Xiaomi, Vivo e OPPO aumentaram sua participação de mercado em 1%, 2,4% e 1,7%, respectivamente, ano a ano.

Tabela 1. Vendas mundiais de smartphones para usuários finais por fornecedor no 3T21 (milhares de unidades)
Fabricante  Unidades 3T21

 

3Q21 Market Share (%) Unidades 3T20 3Q20 Market Share (%)
Samsung 69,002.7 20.2 80,816.0 22.1
Apple 48,458.6 14.2 40,598.4 11.1
Xiaomi 44,483.3 13.0 44,405.4 12.1
Vivo 36,005.9 10.5 29,788.8 8.1
OPPO 33,623.9 9.8 29,850.4 8.1
Others 110,718.4 32.3 140,807.8 38.4
Total 342,292.8 100.0 366,266.9 100.0

Devido a arredondamentos, alguns números podem não somar aos totais apresentados.

Fonte: Gartner (novembro de 2021)

A Apple continuou a experimentar uma forte demanda por iPhones liderada por atualizações de recursos atraentes e base instalada de 5G com penetração insuficiente. Sensor biônico A15 atualizado, vida útil da bateria aprimorada e otimização do sensor da câmera para fotografia aprimorada são os principais recursos que impulsionaram as atualizações do iPhone. A Apple continua a renovar seu canal online e posicionar programas de troca para acelerar a demanda por seus iPhones 5G até o resto de 2021.

A forte estratégia liderada por canais online da Xiaomi para expansão de mercado na Europa e no Oriente Médio e a parceria com provedores de serviços de comunicação (CSPs) nessas regiões ajudaram a empresa a aumentar sua participação no mercado global de smartphones no terceiro trimestre de 2021.

A Vivo registrou o maior crescimento ano a ano (20,9%) entre os cinco maiores fornecedores globais de smartphones no terceiro trimestre de 2021. A empresa lançou 13 novos smartphones no trimestre para tentar ganhar vantagem ao entrar em novos mercados, incluindo Europa e o Oriente Médio, junto com a adição de novos varejistas off-line e lojas de experiência à sua estratégia.

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