Não dá para falar de inovação sem cuidar de quem está por trás dela

0

O mercado de Tecnologia da Informação é pautado diariamente por inovação. Hoje, temos a inteligência artificial que dá vida aos robôs, tornando-os capazes, até mesmo, de realizar uma cirurgia de alta complexidade. As casas inteligentes já são realidade, destacando-se pela autonomia em funções, como acender as luzes, esquentar a água da banheira e abrir as persianas a partir de um botão acionado no interior do veículo do proprietário do imóvel, à distância. Essa Era tecnológica acelera também as inovações no quesito cibersegurança, afinal, os criminosos digitais se mantêm em constante alerta às oportunidades de lucro com a vulnerabilidade do outro. 

A consequência dessa realidade é um emaranhado de empresas sedentas por desempenhar mais e melhor. Com isso, o mercado de contratações do setor de TI aquece, profissionais se veem na dinâmica de manter o conhecimento atualizado mesmo em temas para os quais ainda não existe um curso formal, alguns são alçados a altos cargos sem a devida maturidade e a rotatividade aumenta em proporções similares à da pressão por entregas de qualidade em prazos apertados. 

É em cenários corporativos como esse, com incêndios a serem apagados diariamente, que muitas organizações negligenciam a peça-chave de toda a operação de sucesso: a saúde mental do colaborador, no caso, o profissional de TI. E é por saber disso que sempre recomendo às empresas a criação de um ambiente em que impere a gestão humanizada, com base em quatro pilares da segurança psicológica: 

  1. Tolerância a erros e segurança psicológica

Para poder colocar em prática todo o seu potencial inovador, um colaborador precisa ter certeza que na empresa em que atua os erros são vistos como parte do processo e oportunidade de aprendizado, não como motivo para punição. Oferecer mais segurança psicológica para a equipe inclui mais empatia e compreensão. Por isso, é importante incluir os colaboradores nas ações de planejamentos, permitindo que eles deem sugestões para se sentirem mais engajados, e de certo modo, participantes da empresa.  Isso resulta em um ambiente mais criativo e inovador. 

  1. Abertura ao diálogo

Não basta ouvir o que o outro tem a dizer. É preciso demonstrar real interesse pelo que está sendo dito e se dispor a entender o ponto de vista do outro, bem como os seus desafios individuais e como membro de uma equipe. Para tornar as tarefas mais envolventes e significativas, às vezes é preciso recalcular a rota. Neste ponto, há uma colocação da psicóloga Amy Wrzesniewski, que diz que podemos redesenhar o ambiente de trabalho de acordo com o que a equipe é proporcionando mais pró-atividade por meio de desafios e situações. 

  1. Estímulo à colaboração

Unida, uma equipe pode mais porque as fortalezas individuais se potencializam e um acaba compensando a falta de conhecimento ou habilidade do outro. E é na orquestração dessa dinâmica que o líder tem papel fundamental, inclusive promovendo ações para que os membros de uma equipe se mantenham integrados, seja no trabalho presencial, remoto ou híbrido. Realmente, é preciso dar mais importância para aquilo que as pessoas são boas, que as deixam mais realizadas e reconhecidas profissionalmente. Com isso, a equipe terá mais produtividade, engajamento e, consequentemente, mais felicidade. 

  1. Valorização à diversidade e inclusão

Uma equipe inovadora de verdade precisa, necessariamente, ser diversa. Só assim, um produto, serviço ou projeto terá mais chance de ser certeiro com relação aos desejos, às necessidades e às expectativas do seu público-alvo. Além disso, um colaborador que se sente respeitado tende a retribuir com sua lealdade e seu melhor desempenho. 

Fazer mais e melhor com menos investimento financeiro e no menor prazo possível parece ter se firmado como a necessidade de organizações de todos os portes e setores. Mas fica aqui o meu alerta: não dá para falar de inovação sem cuidar da mente e das emoções de quem está por trás dela. 

Renata Rivetti, especialista em felicidade corporativa e liderança positiva.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.