Furukawa oferece solução de cabeamento voltada para Indústria 4.0

0

Com a intensificação do uso de automação e de TI no chão de fábrica – dentro do conceito de indústria 4.0 -, cada vez é mais importante evitar problemas às redes de comunicação instaladas nesses ambientes. Por esse motivo, a Furukawa desenvolveu uma linha de produtos específica para esse tipo de ambientes industriais que exigem o funcionamento de pontos de redes sob condições adversas.

"Os produtos da Solução Industrial Furukawa possuem características técnicas diferenciadas que os torna indicados para aplicações em diversas áreas, como siderurgia, óleo e gás, Metrô, entre outras", afirma a engenheira de Aplicações Mariana Pauli Balan. "A instalação de um cabeamento adequado a esse tipo de ambiente crítico permite eliminar problemas como oxidação, fadiga e vibração, que são causados por poeira, umidade e danos aos contatos, por exemplo, tornando a solução 100% confiável e segura", explica.

Ela destaca que a Solução já está de acordo com os requisitos estabelecidos na nova norma ABNT 16521, publicada recentemente pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) – que trata especificamente de cabeamento estruturado para ambientes industriais. Os produtos dessa linha apresentam, entre outros diferenciais, índice de proteção até o grau IP67, o que significa que oferecem proteção total contra poeira, jatos fortes de água e imersão temporária (até 30 minutos). Os cabos metálicos possuem capas com características destinadas a suportar aplicações em ambientes com alta abrasividade, elevadas temperaturas e presença de óleos e graxas, por exemplo.

Além disso, inclui produtos ópticos – como DIOs, cordões IP67 e outros acessórios – e produtos blindados – como patch panel, patch cords e outros -, recomendados para ambientes sujeitos a interferências eletromagnéticas. "As interferências causadas por máquinas industriais com fontes indutivas, lâmpadas fluorescentes ou fontes com elevadas tensões podem prejudicar a transmissão de dados sobre cabos de cobre. Nesses casos, recomenda-se o uso de produtos ópticos, pois são imunes a interferência eletromagnética, ou produtos blindados, com uma infraestrutura de instalação adequada", explica.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.