Grupo RCI Brasil implanta sistema para LGPD

0

Com a entrada em vigor da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) em setembro de 2020, todas as empresas passaram a priorizar projetos de adequação para protegerem a privacidade e os  dados de seus  clientes, usuários e consumidores inclusive com  ferramentas de conformidade.

Mas nem toda empresa deixou para a última hora, muitas já vinham trabalhando há bastante tempo nesse sentido e hoje possuem os mais avançados mecanismos, controles e sistemas voltados a conformidade com a LGPD o que garante as melhores práticas de privacidade para clientes, funcionários e fornecedores, como o caso do Banco RCI Brasil e demais empresas do Grupo.

Foi em meados da década de 20 quando o lendário Louis Renault fundou a DIAC – Diffusion Industrielle et Automobile par le Crédit, que começou a ser escrita a história do Grupo RCI no mundo. Isso tornou possível o crédito ao consumidor, ainda que, para muitos franceses, soasse como uma moda americana distante. Mais tarde, a DIAC se tornaria o RCI Banque.

O RCI Bank and Services é o braço financeiro da aliança Renault-Nissan-Mitsubishi no mundo e está presente em 36 países

Em mais de 36 países e 5 continentes o banco tem como objetivo contribuir para o crescimento das marcas do grupo. No Brasil o grupo esta presente através do Banco RCI Brasil (que fornece soluções de investimento e financiamento para as marcas Renault e Nissan), Administradora de Consórcio RCI Brasil (Consórcio Renault e Consórcio Nissan), Corretora de Seguros RCI Brasil e RCI Brasil Serviços e Participações (que inclui o serviço de locação de veículos por assinatura do Grupo).

O projeto de adequação para a LGPD teve início ainda em 2018, contou com a contratação de empresa de consultoria especializada, criação de squads internos, treinamento e definição do DPO, o encarregado pelo tratamento de dados pessoais do Grupo. A escolha de uma ferramenta para LGPD é uma etapa fundamental, pois é com ela que o programa de privacidade será melhor gerenciado pelos responsáveis.

No caso do Grupo RCI Brasil, a plataforma que mais atendeu as necessidades foi a Privacy Tools, uma empresa brasileira que já atende grandes empresas em projetos de adequação. A plataforma da Privacy Tools entrega para o Grupo ferramentas para gestão de cookies, portal de atendimento dos titulares, privacidade em aplicativos, data mapping, gestão de consentimento, integração com diversos softwares, inclusive SalesForce e outros sistemas para reduzir ao máximo o trabalho manual.

De acordo com o DPO do Grupo RCI Brasil, Maick Dias sobre a escolha da Privacy Tools: "Escolhemos uma empresa nacional, que tivesse muita flexibilidade para customizações e que pudesse nos dar um atendimento diferenciado na construção do melhor modelo de conformidade para o tema de privacidade. São muitas empresas no grupo, cada uma com seus gestores e necessidades específicas, precisávamos de um parceiro não apenas de um fornecedor."

Com grande volume de negócios B2B2C o Grupo entrega aos clientes e à rede de concessionárias dos grupos Renault e Nissan, serviços e financiamentos para veículos novos e usados. Além disso, através de seu banco digital o Banco RCI Brasil oferece opções interessantes de investimentos em CDB a todo público.

O Banco ainda é responsável pelo financiamento de mais de um terço das vendas da Renault e da Nissan aos consumidores finais, sendo uma das financeiras de montadoras mais ativas e representativas do mundo.

Iniciou suas atividades operacionais em junho de 2000 e encontra-se na liderança entre todos os bancos que financiam os veículos Renault e Nissan zero quilômetro no Brasil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.