Pesquisa mapeia formação dos profissionais que atuam no mercado digital

1

Passar por uma transição de carreira é cada vez mais comum para atuar no mercado de carreiras digitais. Recém lançado pela edtech Tera em parceria com a Mindminers, o relatório Digital Skills mostra que seis a cada 10 profissionais não começou sua carreira atuando na função que ocupa hoje. A pesquisa traz dados e insights sobre o mercado das profissões digitais e recebeu respostas de mais de duas mil pessoas das áreas de Product Management (31%), UX Design (14,2%), Marketing Digital (16,5%), Dados (10,5%) e Desenvolvimento de Software (4,4%), além de profissionais desempregados ou que estão em transição de carreira para o mercado digital.

Com dados sobre a formação e trajetória dos participantes, os resultados apontam que mudanças ao longo da carreira são comuns nessas áreas de atuação. Em relação a Produtos Digitais, 21% dos respondentes vêm da Engenharia e 20% da Administração. No caso de Ciência de Dados, o histórico é em Engenharia (29%) e Administração (18%). As demais carreiras apresentaram formações correlatas à atuação: em UX Design, 50% declaram vir de formação em Design; os de Desenvolvimento de Software vieram da Ciência da Computação (57%) e aqueles de Marketing Digital, da Comunicação (60%).

A naturalização das transições não envolve apenas mudar de área, mas também a forma de se desenvolver para avançar neste mercado. Profissionais estão adotando novos formatos de ensino, mais rápidos e focados em competências que serão usadas no dia a dia da nova profissão. Para 47% dos respondentes, a formação não veio apenas dos modelos tradicionais de ensino (graduação, MBA e outros), mas sim de bootcamps — formato de curso intensivo e curto. As carreiras de Product Management e UX Design foram as que apresentaram mais profissionais com passagem por esse método de ensino — com, respectivamente, 29% e 27% de representatividade na alternativa. Apesar disso, três em cada quatro de todos os profissionais estudados têm pelo menos o ensino superior completo (75,5%) — desses, mais da metade já concluiu ou iniciou uma pós-graduação —, o que demonstra a tendência de aprendizado contínuo no novo mercado.

O relatório completo traz um mapa de carreiras do futuro, com informações baseadas nos dados de respondentes sobre salários, ferramentas usadas, habilidades técnicas e comportamentais, estratégias de desenvolvimento e funções do dia a dia de trabalho. A intenção, além de mostrar o caminho que profissionais bem sucedidos tomaram, é apresentar o que pessoas em transição de carreira podem esperar da área e como podem desenvolver as skills que o mercado está pedindo.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.