RTM viabiliza conexão da fintech Celcoin com Banco24Horas

1

A Celcoin pretendia colocar em prática um projeto para viabilizar aos clientes a realização de saques e depósitos em qualquer lugar do Brasil, por meio do acesso à rede Banco24Horas. A fintech oferece uma plataforma de APIs (Application Programming Interface) para empresas se conectarem ao sistema financeiro e possui o aplicativo Rede Celcoin, que funciona como uma maquineta de sistema pré-pago para a venda de serviços.

O novo projeto demandava uma conectividade redundante com a Tecban, um dos provedores que estão na rede privada da RTM, que é o principal hub integrador do mercado financeiro no Brasil. A solução RTM Cloud Link resolveu o desafio da startup, que tem na carteira mais de 20 bancos, oito empresas com capital aberto e dezenas de fintechs, além de corretoras, programas de fidelidade e operadoras de telefonia.

Inicialmente, a empresa optou por outra operadora com um serviço mais tradicional, no qual a conexão seria via link físico e, portanto, exigia uma interligação ao data center da Tecban. "Foi um processo muito complexo em sua execução. Levamos três meses só para conseguir entregar um link dentro da Tecban, só que para entrar em produção – por exigência do provedor – precisávamos de dois links: um de produção e outro de contingência. E este segundo link, a operadora não entregava", contou Rodrigo Moraes, arquiteto de nuvem e co-fundador da Celcoin, que tem sua estrutura na Microsoft Azure.

A fim de resolver o problema, a Celcoin buscou uma nova operadora e chegou por meio da indicação de um parceiro até a RTM, uma empresa da Anbima e da B3. "A dificuldade foi enorme, não há quem faça isso no mercado hoje", disse Rodrigo.

Utilizando a conexão via RTM Cloud Link, a fintech conseguiu atender a todos os requisitos regulatórios do setor, com os links exigidos nos dois data centers da empresa, um localizado no Rio de Janeiro e outro em São Paulo. "A gente não precisou configurar nada praticamente, apenas a VPN da Azure. Toda a configuração para comunicação com a Tecban foi feita pela RTM", explicou Moraes.

A solução RTM Cloud Link atende a necessidade de empresas que possuem estruturas na nuvem de se conectarem à rede do mercado financeiro com segurança, alta disponibilidade e confiabilidade. A tecnologia permite acesso a nuvens públicas, como AWS, Microsoft Azure, IBM Cloud, SAP Cloud, Oracle Cloud e Google Cloud, sem a necessidade de passar pela internet.

"Desde o início, a RTM comprou o nosso projeto e entendeu que a gente precisava de rapidez na entrega dos dois links. Passamos o nosso "endpoint" e a RTM subiu a VPN com os dois links redundantes sem precisarmos realizar nenhuma configuração extra. Existe um monte de empresas que oferecem conectividade, mas nenhuma entrega tanta transparência quanto a RTM", disse Moraes.

Com o problema resolvido, o projeto da Celcoin finalmente conseguiu avançar. "Fez muita diferença para a gente conseguir entregar essa conectividade, que era um ponto crítico do projeto, em tempo recorde. Demorou menos de dois meses para a ativação dos dois links. Obtermos essa redundância foi decisivo para que o nosso projeto desse certo", completou Moraes.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.