Sondagem indica que negócios do setor eletroeletrônico continuaram retraídos em janeiro

0

Em janeiro, a indústria eletroeletrônica apresentou indicadores melhores do que os verificados em dezembro de 2014, porém, de forma geral, as empresas ainda consideram que os negócios continuam retraídos, segundo sondagem realizada pela Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee) junto às empresas associadas.

O relatório aponta que 44% das empresas do setor tiveram queda nas vendas e no volume de encomendas, enquanto 27% apresentaram crescimento nas vendas. Além disso, 49% das empresas pesquisadas relataram que suas vendas ou encomendas ficaram abaixo das expectativas, número 7% inferior ao verificado na sondagem de dezembro (53%).
Na comparação com janeiro do ano passado, 37% dos entrevistados indicaram que as vendas ou entrada de encomendas caíram, enquanto 39% registraram crescimento.

Exportações e importações

Em janeiro, tanto as exportações, como as importações permaneceram em queda. As exportações de produtos do setor recuaram 22,3% em relação a janeiro de 2014, atingindo US$ 383,9 milhões. No caso das importações, a redução foi de 13,2%, no período citado, somando US$ 3,4 bilhões.

Em relação às exportações, os dados da Abinee indicam que o percentual de empresas que apresentaram crescimento nas exportações foi de 30%, porcentagem um pouco abaixo das empresas que indicaram redução nas vendas externas no período (34%). As exportações de produtos eletroeletrônicos tiveram queda de 18,5% em agosto deste ano em relação a igual mês de 2013.

Perspectivas

Ainda de acordo com a sondagem, as empresas do setor eletroeletrônico estão otimistas quanto ao desempenho para este mês, já que 44% das consultadas esperam crescimento das vendas no período. Para o primeiro trimestre, essa fatia é de 49%. Quando considerado todo o primeiro semestre, 53% das companhias esperam alta nas vendas e remessas em relação ao mesmo período de 2014.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.