CEO do Buzzfeed: mobile, social e digital se tornaram inseparáveis

0

Para o CEO do BuzzFeed, Jonah Peretti, a mobilidade, as redes sociais e o conteúdo digital (leia-se a web) são tendências que se fundiram ao longo dos últimos anos e se tornaram inseparáveis. O próprio BuzzFeed vivenciou essa transformação. Nasceu como um site em 2012 na web e hoje vê mais da metade da sua audiência oriunda de dispositivos móveis, boa parte dela impulsionada pelo compartilhamento através de redes sociais, como Facebook e Twitter.

"Inicialmente eu odiava mobile, porque ele impedia a viralização do nosso conteúdo. As pessoas recebiam o contúdo por email pelo celular mas deixavam para ver depois no desktop. Hoje eu amo mobile", disse Peretti, em um painel no Mobile World Congress (MWC), em Barcelona, nesta terça-feira, 22. O BuzzFeed registra atualmente 6 bilhões de views por mês e tem três apps móveis, o mais recente lançado nesta semana, o BuzzFeed Video, apenas para conteúdo audiovisual próprio.

Outro novo player de conteúdo digital que depende do universo móvel é a Jukin Media. Seu negócio consiste em garimpar vídeos potencialmente virais na Internet, comprar seus direitos e licenciá-los para canais de TV, marcas etc. A empresa adquire em média 250 conteúdos por semana. Há um trabalho cuidadoso de curadoria e um algoritmo ajuda a prever quão popular e quanta receita cada vídeo pode gerar. Hoje boa parte dos vídeos comprados pela Jukin foram gravados em celular. E 60% dos 1,5 bilhão de visualizações por mês acontecem em dispositivos móveis.

Games

Outro campo novo consiste na transmissão de campeonatos de jogos eletrônicos, chamados de "E-sports", pois seus entusiastas os consideram esportes e até pleiteiam a sua inclusão nas Olimpíadas. A ESL é uma das maiores empresas que gera conteúdo em torno desse mercado, inclusive com a transmissão de campeonatos. Seu CEO, Ralf Reichert, calcula que haja 145 milhões de fãs de esportes eletrônicos no mundo, mais do que hóquei e outros esportes.

Para o executivo, o mobile constitui a próxima fronteira a ser explorada. Ele acredita que em breve jogos móveis ganharão popularidade também como esportes. Alguns dos que começam a trilhar esse caminho são Clash of Clans, VainGlory e Dota Legend.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.