O dilema dos wearables: priorizar a estética ou a tecnologia?

0

O que é mais importante em um relógio: ser inteligente (leia-se conectado) ou ser bonito? Priorizar a estética ou a utilidade é o dilema enfrentado na concepção de qualquer novo wearable device. A resposta pode ser diferente dependendo das particularidades de cada marca, como ficou claro em painel com representantes dessa indústria no Mobile World Congress (MWC), em Barcelona, nesta quarta-feira, 24.

A Fossil, por exemplo, está no meio de uma guinada estratégica que envolve sua entrada no mundo dos wearables. A empresa é uma tradicional fabricante de relógios analógicos, reconhecidos pelo seu design, e dona de 16 marcas de acessórios de moda. No ano passado, contudo, registrou pela primeira vez em sua história uma queda em seu faturamento anual, que passou de US$ 3,5 para US$ 3,2 bilhões. A empresa entendeu que precisava acelerar o seu processo de digitalização.

"Entendemos que era necessário repensar a forma de construir as nossas marcas, apostando em omni-channel e em produtos conectados. Prevemos que em janeiro de 2017, 80% das vendas do varejo mundial serão impactados de alguma forma pelo digital, seja através de comparação de preços ou leitura de avaliações on-line", relatou Greg McKelvey, CSO e digital officer da Fossil. A empresa então comprou a californiana Misfit, criadora da pulseira inteligente Shine, e anunciou os seus primeiros relógios conectados, além de lançar o conceito de "smarter watch", ou relógios híbridos, que continuam sendo analógicos, com ponteiros de verdade, mas agregam alguns elementos conectados em seu mostrador. O executivo afirma que em um futuro próximo todos os relógios da Fossil serão conectados de alguma maneira. Isso transformará o relacionamento da marca com o seu consumidor. "Antes nosso contato com o consumidor acontecia apenas quando ele comprava o relógio e depois quando voltava para reclamar de algum defeito. Agora podemos conversar com ele a qualquer momento", disse.

Design

Enquanto a Fossil precisa provar que pode fazer relógios conectados e inteligentes, empresas de tecnologia que desenvolvem wearables se esforçam para criar produtos atraentes esteticamente.

"O mais importante é o design. O que você veste diz um pouco de quem você é. Trata-se de uma forma de expressão pessoal. É difícil para algumas pessoas do mundo da tecnologia entenderem, mas o design vem primeiro", disse Stephane Marceau, co-fundador e CEO da OmSignal, empresa que desenvolve roupas conectadas. A OmSignal é parceira da Ralph Lauren no desenvolvimento da PoloTech, camiseta conectada da marca. E recentemente apresentou um sutiã inteligente para atletas, o OmBra. "Foram 683 protótipos ao longo de dois anos até chegarmos ao produto final. Focamos primeiro na estética, depois no conforto e, por último, na tecnologia", relatou Marceau. O sutiã conectado capta uma série de sinais biométricos de sua usuária e os analisa em um aplicativo, auxiliando-a no aperfeiçoamento dos seus exercícios diários.

Fitness corporativo

Por sua vez, a Fitbit, uma das pioneiras no desenvolvimento de pulseiras inteligentes para monitoramento de exercícios físicos, agora aposta em um novo caminho: o mercado corporativo. A empresa criou a solução Fitbit Wellness, para medir a qualidade de vida no ambiente de trabalho. A ideia é estimular os funcionários a praticarem mais exercícios para melhorarem a sua saúde, o que é monitorado pelas pulseiras e pode ser acompanhado em um painel na web ou no smartphone.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.