Cooperativa reduz prazo de entrega de flores em 24% usando solução de voz

0

Talvez você nunca tenha pensado nisso, mas entre os processos de venda de flores, um dos mais utilizados é o leilão. Por ele, a cooperativa de produção de flores Veiling registra a maior parte de suas vendas, que chegam a 20 mil por dia contando com e-commerce e intermediação. Para lidar com tal volume, a empresa passou a contar com uma solução de voz capaz de facilitar a separação dos produtos, reduzir os prazos de entrega e otimizar as tarefas diárias.

As vendas por leilões duram um segundo e meio, já que utilizam um sistema onde os produtos são apresentados em carrinhos e vendidos ao cliente que fez o maior preço primeiro. Essa velocidade cria um desafio para organizar todos os produtos para os compradores certos e é aí que entra a solução de voz.

"Todas as transações e vendas passam por um processo logístico de recebimento, aí entra a distribuição, onde é feito todo o processo de separação dos produtos através do sistema pick-by-voice da Seal Sistemas", diz Jorge Possato, gerente de logística e facilidades do Veiling. "O sistema identifica quem foi que fez aquela compra e onde aquele produto tem que ser distribuído. Dessa forma, é possível verificar se o produto está sendo entregue no local correto", explica.

O Veiling funciona como uma ponte entre os produtores e atacadistas nesse segmento, com aproximadamente 400 produtores cooperados. Quando o produto sai do leilão, o colaborador do Veiling que utiliza o sistema de voz e trabalha na logística já sabe onde deve colocar cada ítem.

"Além disso, o gestor da cooperativa consegue ter uma visão geral da solução, quem comprou, a quantidade, a separação automatizada de onde deve ser colocado cada produto, se o item está ok, entre outras informações gerenciais. Tudo isso em tempo real", explica Carlos Santana, diretor comercial da Seal Sistemas.

A preocupação com o prazo de entrega dos seus produtos, por se tratar de itens que podem perder a qualidade, e o desmembramento das vendas foram os principais indicadores que levaram o Veiling a adotar a tecnologia por voz como aliada.

"Os volumes aumentavam porque o mercado vinha exigindo fracionamento na venda, quantidades menores. Então, começamos a perceber uma pequena demora na distribuição, já que o volume aumenta e a equipe se mantem a mesma para não ter aumento de custo", diz Possato.

"O outro ponto era a falta de padronização nos processos de distribuição. Tínhamos que conhecer os produtos e suas especificidades para conseguir fazer a separação de maneira correta", completa.

Redução no tempo de entrega, agilidade na distribuição dos produtos, melhor rendimento, menos fadiga dos colaboradores e ganhos operacionais foram os principais benefícios do Veiling após a adoção da solução de voz da Seal. "Acompanhamos os números e 24% foi o ganho operacional que tivemos nesse processo da distribuição, ou seja, em produtividade e tempo de entrega do produto", diz Possato.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.