Publicidade
Início Segurança Mercado (Segurança) Cibercriminosos intensificam ataques direcionados ao trabalho remoto, diz Check Point

Cibercriminosos intensificam ataques direcionados ao trabalho remoto, diz Check Point

0
Publicidade

A Check Point Research (CPR), braço de Inteligência em Ameaças da Check Point, publica o seu Relatório de Cibersegurança 2021. Os pesquisadores da empresa revelam neste documento os principais vetores de ataque e as técnicas criminais, políticas e de ataques de estado-nação que afetaram e continuam impactando organizações de todos os setores da economia. Atualmente, o mundo se depara diariamente com mais de 100 mil sites maliciosos e mais de 10 mil arquivos maliciosos; e 87% das organizações sofreram uma tentativa de exploração de uma vulnerabilidade existente já conhecida.

No relatório constam ainda informações detalhadas aos profissionais de segurança e executivos de nível C sobre como proteger as organizações contra esses ciberataques e as ameaças avançadas de quinta geração (GEN V).
Os destaques do Relatório de Cibersegurança 2021 da Check Point são:

• Adoção da nuvem corre à frente da segurança: no ano de 2020, os planos de transformação digital das organizações avançaram em mais de cinco anos em resposta à pandemia, mas a segurança da nuvem pública ainda é uma grande preocupação para 75% das empresas no mundo. Além disso, mais de 80% das empresas descobriram que suas ferramentas de segurança existentes não funcionam totalmente ou têm apenas funções limitadas na nuvem, mostrando que os problemas nesse ambiente continuarão em 2021.

• Trabalho remoto é o alvo: em 2020, os cibercriminosos intensificaram os ataques do tipo ” thread hijacking “, os quais usam tópicos de e-mail legítimos para roubar dados ou acessar as redes através dos cavalos de Troia Emotet e Qbot, o que afetou 24% das organizações globalmente. Ataques contra sistemas de acesso remoto, como RDP e VPN, continuam a aumentar drasticamente.

• Aumento de ataques de ransomware de dupla extorsão: no terceiro trimestre de 2020, quase metade de todos os incidentes de ransomware envolveram a ameaça de liberação de dados roubados da organização atingida. Em média, uma nova organização se torna vítima de ransomware a cada dez segundos em todo o mundo. Estima-se que o ransomware custou às empresas globalmente US$ 20 bilhões em 2020, contra US$ 11,5 bilhões em 2019 .

• Ataques ao setor de Saúde se tornaram uma epidemia: no quarto trimestre de 2020, a divisão CPR relatou que os ciberataques (especialmente ataques de ransomware) em hospitais aumentaram 45% em todo o mundo, porque os cibercriminosos acreditam que essas instituições são mais propensas a cederem e pagarem aos pedidos de resgate devido às pressões dos casos da COVID -19.

• Dispositivos móveis são alvos em movimento: 46% das organizações tiveram pelo menos um colaborador que efetuou o download de um aplicativo móvel malicioso em 2020, colocando em risco as redes e os dados corporativos. O aumento do uso de smartphones durante o isolamento social imposto pela pandemia em todo o mundo também impulsionou o crescimento de cavalos de Troia móveis para roubo de informações e de credenciais bancárias.

O Relatório de Cibersegurança 2021 da Check Point é baseado em dados de inteligência da ThreatCloud da empresa, a maior rede colaborativa de combate ao cibercrime que fornece dados de ameaças e tendências de ataque de uma rede global de sensores; nas investigações da Check Point nos últimos 12 meses; e em pesquisas globais recentes da Check Point realizadas com profissionais de TI/Segurança e executivos de nível C. Esse relatório examina as ameaças emergentes mais recentes em todos os setores da economia e oferece uma visão abrangente das tendências observadas no cenário de malware, em vetores de violação de dados e em ciberataques em estados-nações.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile