Metaverso: explorando uma terra de ninguém

0

Como já divulgado exaustivamente, o nome Metaverso não é novo. Ele foi concebido por um escritor de ficção científica, na primeira metade dos anos 90, para descrever uma realidade virtual, cenário do livro que publicou na época. Este mesmo conceito de realidade virtual também não é novo. Há décadas temos esta tecnologia dentro do campo das probabilidades de um futuro vindouro. 

O recente feito de Mark Zuckerberg foi fincar a bandeira em uma terra de ninguém. E, embora o nome tenha pegado, a boa notícia é que esta terra continua sendo de ninguém.  

Diversas empresas e profissionais, aproveitando o hype, já investiram em terrenos virtuais milionários, cursos especializados sobre a dimensão virtual ou lançaram lojas conceito explorando as mais diversas estéticas. 

Do ponto de vista de um empreendedor em uma startup de telecomunicação, acredito que o papel da Veek no metaverso seja claro: conectar o brasileiro de forma simples e acessível, utilizando a tecnologia 5G para tornar esse cenário possível. Junto a outras operadoras, nós trabalhamos para preparar o caminho desta tecnologia, já de olhos no futuro, enquanto observamos institutos chineses começarem os testes em redes 6G, alcançando a velocidade fantástica de mais de 200 gigabytes por segundo. 

Só com uma conexão tão rápida e confiável é que poderemos desfrutar de todas as maravilhas que futuristas e especialistas nos tem prometido. A democratização do acesso à internet, direito que defendemos com nossos planos oferecidos, cairia como uma luva neste novo universo. 

Imagine entrar no Metaverso para trabalhar, jogar, praticar esportes ou simplesmente conversar com seus amigos, e só o fato de consumir conteúdo dentro deste ambiente, olhando para um outdoor digital ou para o holograma de um embaixador de uma marca, ser o suficiente para manter sua conexão à rede, de forma orgânica e sem interrupções? Essa pode ser uma das versões futuras do nosso atual Check-in – funcionalidade que libera a gratuidade e o acesso à internet. 

Tudo isso sem a necessidade de um óculos de imersão enorme em seu rosto, ou um celular pesando o seu bolso, já que o 5G e o 6G possibilitariam uma redução considerável no tamanho de hardwares e a renderização das nossas aplicações remotamente. 

O futuro é excitante quando pensamos para onde a tecnologia pode nos levar. Por outro lado, estamos a uma longa distância da consolidação do metaverso no mercado e na sociedade. Bilhões de dólares de distância. Até lá, há muito trabalho a ser feito. 

Jotta Fernandes, CXO da mobtech Veek, primeira operadora de celular com plano gratuito no mundo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.