5 tendências em BI para serem implementadas agora

0

Periodicamente, é possível identificarmos tendências nas áreas de tecnologia. Isso ocorre com mais frequência a cada virada de ano. Muitas dessas análises e previsões colocam as tendências dentro de um intervalo de tempo de 3 a 5 anos para que se tornem realidade. 

Acho importante, entretanto, resgatar algumas tendências em Business Intelligence (BI) listadas recentemente por diferentes consultorias e empresas do setor que já estão disponíveis no mercado. Assim, organizações de diferentes setores podem implementá-las imediatamente a fim de incentivar a adoção de analytics e os recursos de business intelligence, gerar insights e resultados para os negócios. Como dizem: use o poder do agora em sua gestão! 

1- BI incorporado às plataformas de CRM e ERP 

A integração entre o BI e as plataformas de CRM e de ERP promove um incremento exponencial na gestão de dados, na análise de documentos, no relacionamento com os clientes, na gestão de processos internos, entre outros benefícios. Uma maior capacidade e agilidade na criação de dashboards, relatórios e previsão de cenários vai otimizar as tomadas de decisões, a produtividade, os resultados e os lucros. 

2- Vida longa ao dashboard 

Os dashboards estão evoluindo e deixaram de ser apenas quadros para visualizações dos dados. Além de oferecerem análises em tempo real, as ferramentas de BI permitem contextualizar e correlacionar mais dados nos dashboards. Por isso, o processo de tomada de decisões fica mais assertivo e rápido, a partir de uma visão geral e mais ampla dos dados estratégicos do negócio: da operação, das vendas, da concorrência, do mercado geral, seja interno e/ou externo. É possível também parametrizar a plataforma para gerar alertas sofisticados, conforme ocorrerem mudanças significativas nos dados. 

3- Aproveite as vantagens da Análise Aumentada: BI, IA e ML juntas 

Análise Aumentada (Augmented Analytics) é um conceito trazido pelo Gartner faz algum tempo, que representa a capacidade de automatizar a geração de insights usando machine learning e geração automática de texto. A assistência orientada por IA agrega valor a cada interação dos usuários com os dados, a partir da integração entre BI, Inteligência Artificial, Machine Learning, incluindo recursos de processamento de linguagem natural (PNL).  

4- Promover a automação de aplicativos para disparar ações 

A automação de aplicativos é um recurso disponível no mercado, que elimina a necessidade de escrever códigos das integrações, tornando-os muito mais acessíveis a uma maior variedade de participantes do ecossistema. A metodologia BI DevOps permite otimizar as rotinas de produção de APIs para que se possa disponibilizar os apps para os usuários de maneira mais rápida, eficiente e assertiva. 

5- A segurança tem alta prioridade 

É fundamental escolher soluções que garantam maior governança e segurança sobre o acesso aos dados. As medidas de segurança englobam toda a infraestrutura utilizada de armazenamento e circulação dos dados, a criptografia, autenticação dos usuários e a definição dos perfis que terão acesso às informações. Identifique fornecedores de plataformas e soluções de analytics e BI que tenham incorporado as boas práticas do Security by Design, visando minimizar as vulnerabilidades desde o início do desenvolvimento de software. E não deixe de investir nas demais ferramentas modernas de segurança da informação, que estão sempre evoluindo como o BI. 

Bruno Guerra, CEO da IN – Inteligência de Negócios. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.