Minsait mostra solução phigital para gestão de cidades e sustentabilidade

0

A Minsait, uma companhia Indra, apresentou no Smart City Expo Curitiba, evento que acontece esta sexta-feira, 25, sua proposta Phygital para cidades e territórios que conecta o mundo físico ao digital a partir de soluções tecnológicas que respaldam gestores públicos em todo o mundo a gerar valor real para a sociedade, trazendo benefícios tangíveis para os cidadãos, eficiências para a administração e proteção para o planeta.

Ele ela apresentou o City Landscape Manager (CLM), um centro virtual de gestão inteligente capaz de gerir de forma integrada e em tempo real tanto os eventos planejados da cidade como os que não são, cruzar informações dos diferentes serviços e soluções e melhorar a tomada de decisões.

Entre as principais eficiências comprovadamente alcançadas pelo uso do CLM destaca-se a redução de, pelo menos, 45% da fatura energética de iluminação e edifícios públicos graças às políticas de eficiência energética, diminuição acima de 35% do consumo de água para irrigação, graças ao cruzamento de dados com o serviço de meio ambiente e meteorologia, e a redução dos custos de coleta seletiva de resíduos em pelo menos 11%, graças à utilização de sensores que controlam o nível de preenchimentos de contêineres.

Concebida para otimizar o tratamento de águas residuais e com implantação que leva somente de 1 a 2 dias, a Minsait, através da tecnologia Oblysis, traz benefícios significativos para as estações de tratamento como reduções no consumo de energia de até 40% e decréscimos de até 50%, tanto na produção de lodo quanto no consumo de aditivos purificantes. Isso é possível pois a solução melhora a gestão e o tratamento do lodo ativado que compõem as águas residuais, reestruturando-o em lodo granular, permitindo assim a eliminação de matéria orgânica e outros componentes.

A proposta de gestão eficiente de territórios da Minsait também passa pela proteção de ativos e do meio ambiente. Por meio do Smart Wildfire Detection, tecnologia baseada em Video Analytics e IoT, de baixo custo e de fácil instalação, é possível monitorar milhares de quilômetros, 24 horas por dia, e detectar rapidamente incêndios, minimizando o tempo de resposta, os impactos aos ativos e à natureza. O sistema é constituído por dispositivos instalados ao longo das linhas nas torres de eletricidade, sendo capazes de detectar fumaça, fontes de luz ou hotspots, que possam ser focos de incêndios. Além do monitoramento de imagens de campo em 360º, os dispositivos estão equipados com sensores que identificam aspectos não visíveis como temperatura, umidade ou pressão atmosférica.

No que tange o Turismo, a Minsait proporciona uma resposta integral às necessidades do setor a partir de sua proposta Smart Tourism, que apoia os mais variados agentes da cadeia a recuperar a atividade turística impactada pela pandemia, melhorando a resiliência, segurança, competitividade e sustentabilidade dos destinos. Entre os diferenciais do modelo Smart Tourism, se destacam os serviços de consultoria, plataforma e serviços digitais para todos os agentes do destino (turista, PMEs e destino), gestão e exploração inteligente dos espaços, ativos e experiências, interação contextualizada com o turista por meio de canais avançados de promoção e marketing, e sistema de inteligência competitiva para o setor baseado em dados.

Já o Smart Parking ajuda motoristas a encontrar a vaga de estacionamento perfeita e ainda reduz em até 96 horas por ano o tempo gasto em congestionamentos. O uso de apps conectados à solução proporcionam informação sobre o status de ocupação das vagas, possibilitando aos motoristas reduzir pela metade o tempo empregado para estacionar o veículo. Junto à redução de engarrafamentos e da economia de tempo dos motoristas, a solução contribui também para a redução de 18% das emissões de CO2 e a diminuição de 7% no consumo de combustíveis, que precisam dar menos voltas para encontrar vaga. A tecnologia dispõe de pagamento automatizado e ferramentas de controle que permitem uma visão mais analítica das informações geradas.

Há mais de duas décadas na modernização da administração pública brasileira, a Minsait mostrará no evento seu sistema referência no país para a gestão fiscal. O SIGEF, Sistema Integrado de Planejamento e Gestão Fiscal, se tornou uma ferramenta valiosa para órgãos públicos que buscam obter mais agilidade e transparência nos processos de planejamento e execução orçamentária, financeira e contábil. Com implementações de sucesso em importantes Estados e municípios, atualmente o SIGEF é responsável por gerenciar um volume orçamentário anual superior a R$ 87 bilhões e processar mais de 3,8 milhões de pagamentos e liquidações por ano.

A plataforma permite que órgãos públicos tenham suas informações financeiras organizadas e disponíveis de forma clara e acessível. Hoje, os cidadãos podem sentir o efeito prático disso ao acessarem o Portal da Transparência, que contém informações coletadas pelo SIGEF, em seis lentes subnacionais: Estado de Santa Catarina, desenvolvedor do sistema em parceria com a Minsait, Município de Salvador/BA, Estado do Rio Grande do Norte, Estado do Maranhão, Município de Maceió/AL e João Pessoa/PB.

Indra: mobilidade urbana 

O Smart City Expo Curitiba também contará com a representação da Indra, como uma das empresas líderes em smart mobility a nível mundial, com mais de 2.500 projetos desenvolvidos em mais de 50 países e 100 cidades em todo o mundo, entre as quais se destacam Londres, Sydney e Madri. A tecnologia da Indra está presente na mobilidade diária de mais de 78 milhões de pessoas.

Sua oferta Indra Mova Solutions, cobre todo o ciclo de vida dos projetos de seus clientes de transporte, tráfego, infraestruturas e logística. Combina as novas capacidades digitais, de integração, especialização e inovação que demanda o mercado, com a confiança, o conhecimento do negócio, a tecnologia própria da Indra e a experiência única de sua equipe de profissionais.

Sua "plataforma de plataformas", In-Mova Space, permite integrar todo esse ecossistema de transporte e infraestrutura, e gera um cenário de colaboração no qual todos os dados são compartilhados, enriquecendo a informação por meio de analítica inteligente, aprendizagem e modelos preditivos. Assim, permite adaptar a oferta de mobilidade à demanda real e às necessidades dos usuários, melhorar a experiência do passageiro, otimizar os serviços e a capacidade das infraestruturas e assim impulsionar modelos preditivos e automatizados na tomada de decisões. Igualmente, torna possível induzir fluxos limpos para um transporte mais sustentável e respeitoso com o meio ambiente.

Sistemas avançados de ticketing account based, soluções de pagamento por uso da infraestrutura, sistemas de operação e ecodriving para melhorar a eficiência do transporte público, soluções para tornar mais atrativo e eficiente os trens como transporte sustentável, plataformas colaborativas para o compartilhamento de dados da cadeia de fornecedores e soluções para o veículo conectado e autônomo, são alguns exemplos da tecnologia da Indra que torna possível essa nova mobilidade mais sustentável. Tudo isso, situando o cidadão no centro da mobilidade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.