EUA anunciam plano de ataque cibernético contra grupo terrorista Estado islâmico

0

Os Estados Unidos abriram uma nova linha de combate contra o Estado islâmico (EI) que terá como estratégia uma série de ciberataques contra o grupo terrorista, coordenados por militares do US Cyber Command, segundo o The New York Times. O plano é atacar redes de comunicação de dados que estão sendo utilizadas pelo EI para recrutamento e a realização de operações financeiras.

O plano é usar armas cibernéticas secretas que foram empregadas contra outros países como, por exemplo, o Irã. O US Cyber Command também já realizou inúmeras ações envolvendo a Rússia, China e Coreia do Norte, países que frequentemente originam ciberataques contra os Estados Unidos.

A campanha contra o Estado Islâmico, aliás, será tratada pelo presidente norte-americano, Barack Obama, durante uma conferência em Hanover, Alemanha, nesta segunda-feira, 25, com os líderes da Grã-Bretanha, França, Itália e Alemanha para promover o Acordo de Parceria Transatlântica de Comércio de Investimento (TTIP). Ele também deve abordar o assunto durante encontro que terá com a chanceler alemã Angela Merkel. A ideia é discutir também detalhes do plano com oficiais de vários países.

O objetivo é interromper a capacidade do EI de difundir a sua mensagem, atrair novos adeptos, emitir ordens dos comandantes e operações do dia a dia, como pagar os combatentes. Segundo autoridades norte-americanas, os comandantes do grupo terrorista começaram a perceber que técnicas de hacking sofisticadas estão sendo usadas para manipular seus dados, impedir o recrutamento de potenciais terroristas e controlar as comunicações do grupo.

O secretário de Defesa dos Estados Unidos, Ash Carter, tem falado publicamente a nova missão, mas apenas em termos gerais. Mas no início deste mês, o vice-secretário de defesa, Robert Work, foi mais enfático ao descrever o plano. "Estamos lançando 'cyberbombas'", disse ele. "Nós nunca tínhamos feito isso antes."

O fato de estar falando sobre o uso de armas cibernéticas representa uma mudança drástica por parte do governo americano. Há quatro anos, seria impensável o governo admitir publicamente que estava desenvolvendo armas cibernéticas ou confirmar ataques a redes de computadores. No caso do Estado Islâmico, as autoridades dizem que foi tomada a decisão de que um pouco da revelação do plano pode ajudar a minar a confiança do inimigo e até mesmo dissuadir algumas ações.

O general Joseph Dunford Jr., chefe do Estado-Maior Conjunto dos EUA, forneceu as linhas gerais da nova campanha contra o EI, que também é conhecido como ISIS ou ISIL, durante uma entrevista coletiva em fevereiro. "Estamos tentando tanto física como virtualmente isolar o ISIL, limitar sua capacidade de comandar e controlar, bem como reduzir a sua capacidade de se comunicar uns com os outros e de conduzir operações localmente e taticamente", disse ele.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.