Minicom e Ericsson assinam acordo para laboratório e pesquisas em IoT

0

O Ministério das Comunicações e a Ericsson assinaram acordo de cooperação mútua para desenvolver projetos e testes em Internet das Coisas , segundo informou a fornecedora sueca nesta segunda-feira, 25, em comunicado. A parceria público-privada (PPP) inclui a criação do Laboratório da Sociedade Conectada (Networked Society Lab) da empresa, que será inaugurado em Indaiatuba, interior paulista, na próxima sexta-feira, 29, com a presença do ministro André Figueiredo. O projeto visa incluir tecnologias para agricultura, proteção à mata atlântica, prevenção de desastres, "água inteligente" e aplicações de monitoramento.

Em comunicado, Figueiredo afirma que a cooperação permitirá ao País "entender melhor e estar no expoente de como podemos melhorar de forma sustentável a agricultura, cidades inteligentes, energia e produção industrial, entre outras áreas ". Já o secretário das telecomunicações do Minicom, Maximiliano Martinhão, destaca que a cooperação com empresas da União Europeia é "um componente importante da estratégia brasileira para desenvolvimento em IoT e 5G", destacando já ter frutos da iniciativa de parceria com a Comissão Europeia para a Economia e Sociedade Digital.

Vale lembrar que o governo deverá lançar até o início de maio uma consulta pública de uma minuta de política para IoT. A proposta terá metas e sugestões de ações para alcançar objetivos ligados ao tema, além de listar setores verticais que poderão ser priorizados. A julgar pela recente declaração do ministro no comunicado da Ericsson, imagina-se que sejam justamente a agricultura e a indústria. O BNDES ainda pretende fazer um estudo profundo sobre a Internet das Coisas para subsidiar políticas públicas.

Outros projetos do Laboratório endereçarão ainda metas de Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável (SDGs) da ONU como Fome Zero, proteção sanitária e água limpa, cidades e comunidades sustentáveis, ações climáticas e outras parcerias.  O centro de Inovações da empresa na América Latina tem 460 funcionários e já deu entrada em 80 patentes, sendo 42 no Brasil.

A PPP é parte do centro de inovações da Ericsson que trabalha com universidades, clientes, fornecedores e agências de desenvolvimento para fomentar o ecossistema de IoT no Brasil e na América Latina. A fornecedora destaca recentes parcerias com a Telefónica e a Inatel, além de pesquisas em parceria com as Universidades de São Paulo (USP), Campinas (Unicamp), Pontifícia Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e as federais do Pará (UFPA), Pernambuco (UFPE) e Ceará (UFC).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.