Golpe que promete benefício do programa Bolsa Família afeta mais de 600 mil brasileiros em 24 horas

0
0

O dfndr lab, laboratório da PSafe especializado em cibercrime, identificou novo golpe online que vem impactando milhares de brasileiros. Desta vez, hackers estão atacando beneficiários do programa Bolsa Família, do Governo Federal. Em apenas 24 horas, mais de 600 mil brasileiros foram impedidos de terem seus celulares infectados pelo aplicativo de segurança dfndr security.

O golpe aproveita o cenário econômico difícil do Brasil e incentiva pessoas que já foram beneficiárias do Bolsa Família e ainda possuem o cartão do programa a responder três perguntas, sob a alegação de que teriam direito a receber R$954. As questões para ter acesso ao suposto benefício são: "Você possui o cartão bolsa família?", "Você recebe todo mês?" e "Você conhece amigos ou parentes que recebe?".

Independentemente das respostas concedidas, a vítima é encaminhada para uma página que solicita o compartilhamento do falso benefício com 10 amigos ou 10 grupos no WhatsApp.

Após o compartilhamento, o usuário é direcionado a uma página de cadastro, que induz a vítima ao download de aplicativos maliciosos, que visam infectar o smartphone e deixá-lo vulnerável a outros tipos de crimes e/ou prejuízo financeiro.

Para evitar cair em falsas promoções, o especialista reforça a importância de as pessoas criarem o hábito de se certificarem sobre a veracidade de qualquer informação antes de compartilhá-la com seus contatos.

Deixe seu comentário