Golpes do WhatsApp já afetaram mais de 22 milhões de pessoas nos últimos dois anos

0

Segundo dados do Laboratório da ESET, empresa de detecção proativa de ameaças, mais de 22 milhões de pessoas foram afetadas por golpes de WhatsApp nos últimos dois anos. O relatório "Golpes milionários em seu bolso" mostra que o Brasil é o terceiro país mais afetado no mundo, atrás de Índia e México.

De acordo com a ESET, o número alto de vítimas se dá pela simplicidade do golpe, que se espalha rapidamente, de forma massiva e sem gastos financeiros para o cibercriminoso. Para atrair usuários, os hackers propagam mensagens que oferecem novos recursos, como emojis, personalização de design, entre outros, ou prêmios, como descontos em ingressos ou compras online de grandes marcas. O relatório da ESET é focado no segundo grupo de fraudes.

Em 2016, os cibercriminosos utilizaram a imagem de diversas empresas como iscas para promover cupons falsos de promoções e descontos. Nomes como McDonalds, Burger King, Zara, Carrefour, Amazon, entre outros foram indevidamente utilizados. Ao longo de 2017, a ESET reconheceu campanhas que afetaram a Coca-Cola, a Budweiser, a Nike e a Lancôme, entre outras. Todos utilizados para enganar os usuários, já que os golpistas pegaram a marca das empresas sem que estas tivessem qualquer tipo de vínculo com os golpes.

O sistema de monetização do golpe é composto por um conjunto de redirecionamentos que, dependendo da posição geográfica, realizará ações diferenciadas, como assinatura de números Premium SMS, visualização de diversos conteúdos, cadastro para outros serviços ou o download de aplicativos. Todas estas opções sempre serão algum tipo de propaganda enganosa para realizar o roubo de informações.

A companhia explica que, embora o WhatsApp tenha implementado medidas de segurança, não impediu que os ataques continuassem ocorrendo. Para a ESET, a educação preventiva aliada ao uso de soluções de segurança nos dispositivos dos usuários desempenha papel fundamental na proteção ao consumidor.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.