A Microsoft e o governo do estado do Rio de Janeiro assinaram um memorando de intenções para inclusão digital no estado, na segunda-feira, 24. O acordo prevê o desenvolvimento de projetos de inclusão digital para as comunidades carentes, incentivo ao uso de tecnologia nas escolas e a criação de conhecimento tecnológico para as pequenas e médias empresas no estado.
O documento foi assinado pelo governador do Rio de Janeiro, Sergio Cabral, o vice-governador, Luiz Fernando Pezão, e o chefe de operações globais da Microsoft, Kevin Turner, e o presidente da companhia no Brasil, Michel Levy.
A Microsoft doará software, fará o treinamento de monitores e fornecerá serviços de internet para as organizações não-governamentais (ONGs) do Rio de Janeiro, bem como um curso básico de inglês, ministrado pela web. A primeira fase do projeto abragerá as comunidades de Manguinhos e o Morro do Alemão e pretende atingir 600 famílias.
A primeira etapa da parte escolar do projeto deve atingir 600 mil alunos da rede pública. A Microsoft fornecerá tecnologia e conteúdo e o governo infraestrutura para a capacitação dos estudantes em cloud computing. Na parte corporativa do projeto, a companhia de Bill Gates doará software e oferecerá treinamento aos funcionários para impulsionar o crescimento de start-ups fluminenses.
A fabricante de software não soube informar, porém, quanto pretende investir nem quando a primeira fase do projeto deve ser iniciada. Procurado pela reportagem de TI INSIDE Online, o governo do Rio de Janeiro disse, por meio de sua assessoria de imprensa, que não sabe dar detalhes sobre a parceria.
- Projetos