PiniOn lança plataforma que permite captar opiniões da audiência da TV em tempo real

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O PiniOn, plataforma mobile crowdsourcing para pesquisas, acaba de lançar uma nova ferramenta para que anunciantes e profissionais ligados à mídia possam monitorar em tempo real a opinião da audiência. Por meio do aplicativo, que hoje já conta com mais de 180 mil usuários cadastrados, a tecnologia batizada como PiniOn Live, permite que empresas colham instantaneamente as reações do público a assuntos que estejam sendo tratados na programação de TV.

O Instituto Ideia foi um dos primeiros a apostar no PiniOn Live. O produto nasceu quando a empresa atendeu a demanda de um cientista político durante as eleições para governador do Rio de Janeiro, em 2014, com a necessidade de monitorar as opiniões de eleitores indecisos logo após o debate. A ferramenta ganhou uma evolução com a possibilidade de interagir com a base participante da pesquisa enquanto o debate acontecia, passando as informações para a  inteligência da campanha ao mesmo tempo que o Focus Group acontecia, tendo suas ações ampliadas.

Após essa fase inicial, a dinâmica foi testada em programas de TV ao vivo, com os resultados aprovados e sendo utilizados também pelo Ibope e Rede Globo de Televisão.

"Estamos apresentando ao mercado uma forma inovadora e extremamente eficaz para medir o retorno de seus investimentos em publicidade em tempo real. Conseguimos traçar não só o perfil do público que está recebendo tal mensagem, mas também ter a opinião espontânea da audiência durante a exibição do programa. Além disso, temos a possibilidade de voltar a falar com essa base para testar quais mensagens ficaram na memória deles dois ou três dias apos o programa", destaca Eduardo Grinberg, CEO do PiniOn.

Mecânica

1 – A primeira pesquisa é realizada antes do programa para selecionar quais opiners têm o perfil necessário para participar do Live. Esse perfil é definido em comum acordo com o cliente.

2- A partir do início do programa, são lançadas pesquisas previamente elaboradas pelo cliente.

3 – Novos insigths podem ser incluídos durante a exibição do programa, gerando pesquisas elaboradas real time.

4 – Os clientes visualizam real time um dash board com as respostas, separadas por perfis demográficos, geográficos e/ou comportamentais. Na sequência o sistema gera um relatório detalhado e consolidado com todas as pesquisas realizadas durante o programa.

5 – É possível ainda realizar uma "volta ao campo", com missões (pesquisas) enviadas dias após a realização da primeira, para saber se s opiners lembram de determinada marca ou informação citada, por exemplo.

Entre os clientes estão marcas como PepsiCo, Diageo, Unilever, Santander, Rede Globo, Mitsubish, Ipsus, GFK, Ibope, Nestlé, Dentsu Aegis Network, Almap, Y&R, Ambev e CiaTC.

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