Plataforma de big data permite uso de base de dados para gestão escolar

0

A gestão de escolas e instituições de ensino pode agora contar com uma plataforma que usa um "arsenal" de dados públicos e privados, de diversas fontes, que abre um vasto campo de análise para a tomada de decisões estratégicas.

Ao criar essa nova plataforma, integrada ao Google Maps e denominada Geoescola, a Tuneduc quer oferecer às instituições de ensino recursos e ferramentas para que elas façam uma gestão empresarial e pedagógica inteligente, baseada em dados públicos, como o Censo Escolar e o Censo Populacional do IBGE, e em dados da própria escola.

A instituição poderá conhecer, por exemplo, a evolução de sua participação de mercado em relação a seus concorrentes, ao longo do tempo. Poderá também visualizar o fluxo migratório dos alunos entre um determinado grupo de escolas. Através de gráficos e mapas interativos, a instituição poderá visualizar os locais das residências dos alunos e conhecer as características sociodemográficas das populações dos bairros próximos à escola.

A plataforma Geoescola abre caminho também para que os clientes conheçam as características do mercado de trabalho local de professores, coordenadores e diretores. "Trata-se de uma plataforma que dará informações precisas, objetivas e bem apresentadas para que os gestores das instituições de ensino dêem um salto de qualidade no que se refere às suas decisões estratégicas, empresariais e pedagógicas, pautando-se a partir de agora por dados e análises de grande precisão, extensão e profundidade", avalia o diretor executivo da Tuneduc, professor Luis Laurelli.

"A Geoescola é uma ferramenta que vai revolucionar a forma como as escolas particulares traçam sua estratégia empresarial por meio do geomarketing", adianta o professor. "O lançamento oficial irá acontecer já no segundo semestre de 2015", completa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.