Publicidade mobile: quando e como fazer?

0

O crescimento no uso dos dispositivos móveis e a popularização da internet trouxeram novas possibilidades para o mundo da publicidade e da propaganda. Hoje as empresas podem contar com as mídias tradicionais, que são TVs, rádios, revistas, jornais, e ainda investir em mídia on-line, banners em portais, redes sociais e aplicativos. São diversos os meios e deveriam trazer resultados fantásticos. Contudo, para realizar ações assertivas é preciso contar com um bom planejamento e execução. Do contrário, os efeitos estarão sempre abaixo das expectativas, independente dos investimentos realizados.

A venda de smartphones aumentou 33% no primeiro trimestre deste ano em relação ao mesmo período de 2014, apontam dados da IDC e da Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee). Isso significa que 14,078 milhões de aparelhos foram comercializados no trimestre. E vale lembrar que os aparelhos estão com as pessoas o tempo todo. Não é a toa que um levantamento da Pesquisa Brasileira de Mídia (PMB) 2015 mostrou que atualmente 66% dos acessos feitos à internet são realizados via smartphones.

Neste cenário, é fundamental considerar os dispositivos móveis nas estratégias de publicidade das empresas. Mas quem nunca viu surgir uma propaganda completamente fora do seu perfil na timeline das redes sociais? Isto é comum e acontece todos os dias por erros nas estratégias de divulgação.

Se os smartphones e a internet trouxeram novos meios de atingir o consumidor, também fornecem muito mais informações sobre as preferências de cada um. Para interagir com o cliente nos momentos mais oportunos é preciso contar com dados sobre a faixa etária, as preferências na internet, geolocalização, por exemplo. São inúmeras as estratégias móveis que podem ser planejadas e render maior conversão de venda para as empresas. Além disso, existem diversas maneiras de combinar mundo virtual e mundo real de uma forma interativa.

Como grande parte das pessoas passam o dia inteiro conectadas isso oferece inúmeras possibilidades aos anunciantes. Não é a toa que estimativas da consultoria eMarketer mostram que o investimento global em publicidade nas plataformas móveis deve alcançar US$ 100 bilhões em 2016, o que representaria um aumento de 400% em relação a 2013.

Um setor que precisa de divulgação e que está em alta é o de gastronomia. Tanto que o consumo de vídeos de culinária cresce 296% em dois anos no Youtube, segundo pesquisa do Google. Além disso, só em 2014, 87 milhões das visualizações do Youtube na América Latina foram de culinária e outros temas ligados a gastronomia. Hoje muitas pessoas estão querendo aprender a cozinhar e criar pratos diferenciados e gostosos para os seus familiares e amigos. E que tal pensar em soluções mobile ou não para esse mercado para promover a sua marca?

Bom, voltando ao tema do artigo, outra questão que vale a pena avaliar é que o retorno sobre o investimento em publicidade móvel pode ser mais significativo do que outras mídias. Por meio dos dispositivos móveis é possível atingir o público-alvo de maneira mais assertiva. Ter uma propaganda sobre um restaurante no Facebook perto da hora do almoço é melhor do que na TV, por exemplo. Afinal, as pessoas que estão no escritório têm acesso ao smartphone, mas nem sempre a televisão.

Por isso, ter os melhores resultados depende dos bons conhecimentos sobre o mundo digital e expertise para avaliar qual a melhor ação com base no perfil do público que se quer atingir.

Cleber Guerra, diretor de Criação da Settiges.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.