Publicidade
Início Blogueria O que quer ser quando crescer? Mas a questão é: o que...

O que quer ser quando crescer? Mas a questão é: o que vai ter no futuro?

0
Publicidade

Estamos no meio de uma grande onda, prestes a estourar. De um lado, sabemos que boa parte das profissões que existirão no futuro ainda não é conhecida. Por mais que pesquisas e especialistas tentem adivinhar, ainda não temos certeza do que está por vir. Por outro lado, a informação do mundo não para de duplicar em períodos cada vez mais curtos. O conhecimento que levávamos cem anos para desenvolver, hoje pode ser conseguido em poucos meses e, futuramente, em horas. Como ser um profissional atualizado e relevante diante de um cenário tão repleto de incertezas?

A primeira certeza é de que não adianta lutar contra o que está por vir. O conhecimento vai continuar se multiplicando cada vez mais rápido. Quem primeiro percebeu isso foi o visionário, arquiteto e pensador Buckminster Fuller. Segundo Fuller, até 1900 o conhecimento produzido pela humanidade dobrava aproximadamente a cada 100 anos. No final da Segunda Guerra Mundial, esse período já havia caído para 25 anos. Hoje, esse cálculo é um pouco mais complexo devido às diferentes formas de conhecimento, mas na média o conhecimento humano dobra a cada 13 meses. De acordo com cálculos da IBM, porém, a Internet das Coisas deve transformar esse período, em breve, para incríveis 12 horas!

A Revolução Digital causou inúmeras evoluções no nosso dia a dia, mas certamente quem mais evoluiu com tudo isso foi o próprio ser humano. Não somos mais a Lucy, nossa primeira e mais conhecida ancestral. Aprendemos a trabalhar com ferramentas e a dominar o fogo. Pensando em tecnologia, já evoluímos muito, mas certamente estamos ainda nos estágios mais iniciais dessa trajetória. Apesar de todas as possibilidades que Internet das CoisasIoTBig Data e Business Intelligence podem oferecer, ainda estamos em um mercado de trabalho moldado de acordo com os valores e rotinas das décadas de 80 e 90. Fomos ensinados a respeitar padrões e acordos que já não fazem tanto sentido, nos amarrando enquanto poderíamos estar criando e desenvolvendo.

Para sair desse ciclo e conseguir aproveitar todas as possibilidades que a tecnologia traz para o mercado de trabalho atual, precisamos aprender a desaprender. Devemos entender o mundo a nossa volta e focar em como nós podemos aproveitá-lo. Precisamos entender como o nosso cérebro aprende e criar um padrão de aprendizagem contínuo, sempre absorvendo novas tendências e aproveitando tudo aquilo que é positivo para nosso trabalho.

Naturalmente, nosso cérebro tem um limite de quanta informação consegue guardar por vez. Por isso precisamos aprender a “desaprender” e a “reaprender”. Para acompanhar tantas mudanças, minha dica é começar desde já a exercitar seu cérebro para absorver informações novas em intervalos regulares. Treine para adquirir habilidades e conhecimentos de forma mais rápida e natural.

Seria ingênuo da nossa parte pensar em aprender cada uma dessas novas habilidades em treinamentos tradicionais, com datas e locais pré-determinados. As pessoas não têm mais tempo livre, muitas sequer têm uma rotina específica, por isso elas precisam aproveitar o pouco tempo que possuem, independente da hora. Para isso, cursos on-line são a melhor solução. Já temos excelentes universidades, como Harvard e Oxford, criando e investindo em plataformas MOOCs. Os cursos oferecidos vão desde as matérias regulares das universidades até à reflexões e conteúdos exclusivos para o ambiente digital.

Hoje encontramos também com muita facilidade diversas plataformas de aprendizagem em vídeo, ensinando temas como culinárias, fotografia e até mesmo engenharia espacial. Em muitos casos o material é disponibilizado gratuitamente ou por um pequeno investimento. Não é preciso ter equipamentos especiais e as aulas podem ser acompanhadas de qualquer lugar, a qualquer hora.

Outra ótima opção é apostar na otimização do tempo. Ao invés de passar semanas debruçado em livros, aulas e apostilas, que tal investir dias – ou até mesmo horas – em um treinamento de Realidade virtual? Nosso cérebro recebe e memoriza muito mais rapidamente aquilo que é vivenciado do que é apenas visto ou lido. A realidade virtual permite uma imersão completa nos assuntos abordados, construindo uma aprendizagem muito mais rápida e duradoura. Certamente, ela é a minha maior aposta para a principal técnica de educação no futuro, principalmente quando combinada com técnicas de gamification. Estamos vivendo uma revolução tecnológica, então esse é o momento de nos prepararmos para aproveitá-la ao máximo.

Luiz Alexandre Castanha, administrador de Empresas com especialização em Gestão de Conhecimento e Storytelling aplicado à Educação.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile