Publicidade
Início Blogueria 5 benefícios de uma plataforma digitalizada de gestão financeira

5 benefícios de uma plataforma digitalizada de gestão financeira

0
Publicidade

O futuro da contabilidade é, sem dúvidas, digital, com a área financeira assumindo um papel cada vez mais estratégico nas empresas. Quem investir o quanto antes na automação de processos certamente sairá na frente dos concorrentes ao imprimir mais inteligência aos negócios.

Isso porque as plataformas de gestão financeira permitem a averiguação das informações em tempo real e trazem agilidade e precisão. Assim, as empresas podem extrair percepções confiáveis sobre os dados de uma única fonte e liberar recursos humanos para realizar tarefas estratégicas que agreguem valor.

Confira seguir 5 vantagens de automatizar as atividades financeiras da empresa, deixando de lado as planilhas:

Mais transparência com as demonstrações financeiras: cada vez mais o dia a dia das empresas requer governança corporativa na prática, e ela precisa ser apresentada de forma transparente aos investidores. Não basta mais mostrar certificações de compliance: é necessário deixar claro como isso é aplicado nas suas demonstrações financeiras. Sistemas automatizados fazem isso de forma padronizada e sem armadilhas.

Redução de mais de 10h mensais em processos contábeis: antes tudo que requeria programação de funções, cruzamento de planilhas ou resgate de outros arquivos, agora pode ser feito de forma muito mais simples, segura e confiável utilizando o processo de automatização.

Previsibilidade de curto e médio prazo: o impacto da Covid-19 nas finanças das empresas acabou com o paradigma de que “o budget semestral/anual é o que deve ser visto e considerado”. As despesas periféricas e o fluxo de caixa do dia a dia foram duramente impactados com uma série de custos imprevistos, que, ao não serem levados em consideração, afetam de forma categórica a previsão orçamentária das companhias, inviabilizando projetos e até mesmo a gestão de equipes. A plataforma de gestão financeira permite isso em tempo real, de forma rápida, prática e sem sobressaltos.

Facilidade de consolidação de dados para auditorias: processos de auditoria podem ser longos, solicitar itens que não são acessados no dia a dia, e complicar a certificação e recertificação. Automatizando os processos contábeis, as demonstrações ficam padronizadas e claras, garantindo mais credibilidade ao processo junto aos auditores.

Precisão na avaliação das diferentes áreas x budget aplicado: com uma plataforma de gestão financeira é possível considerar outras áreas da empresa e seus orçamentos para fazer um planejamento integrado, em tempo real. Isso permite acompanhar e analisar a estratégia da empresa em intervalos mais curtos.

João Mano, COO e cofundador da plataforma SaaS de gestão de performance corporativa Accountfy.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile