Publicidade
Início Notícias Gestão Biorrefinaria uisa incorpora tecnologia blockchain em seu processo produtivo

Biorrefinaria uisa incorpora tecnologia blockchain em seu processo produtivo

0
Publicidade

A uisa, uma das principais biorrefinarias do País, vai incorporar, de forma pioneira, a tecnologia “blockchain” aos seus processos de produção e controle de seus bioprodutos, começando inicialmente pelo Açúcar Demerara Itamarati, uma das marcas do portfólio de alimentos da Companhia. A tecnologia tem como principal função proporcionar transparência, eficiência e segurança à cadeia produtiva da empresa e de seus parceiros.

O blockchain permite a automatização do controle de todas as atividades realizadas durante a produção. No caso específico do Açúcar Demerara Itamarati, o consumidor poderá, por meio de um QR Code presente nas embalagens, acessar informações completas sobre plantio e colheita da cana e demais etapas da produção do açúcar. O Açúcar Demerara Itamarati será o primeiro com a rastreabilidade Blockchain, mas a empresa já trabalha para avançar para todo o portfólio.

Segundo José Fernando Mazuca, CEO da Uisa, com essa iniciativa, a Companhia quer ser ainda mais transparente na relação com seus consumidores e com a sociedade, fornecendo informações sobre todo o processo de produção. “A postura sustentável é cada vez mais valorizada por todos. Acreditamos que com esse diferencial vamos atrair novos consumidores para o Açúcar Itamarati”, diz Mazuca.

A nova tecnologia contribuirá decisivamente também para os processos de certificações ESG da uisa, para a possível tokenização de ativos (detecta, previne riscos e fraudes, além de gerar transações financeiras de ativos), e para os processos de descarbonização do planeta no qual a Companhia está ativamente engajada.

Os consumidores do Açúcar Itamarati terão acesso a informações sobre colheita, a partir do uso de recursos de geolocalização. Além disso, será possível ter o controle da qualidade dos produtos, e verificar todas as certificações que atestam o cuidado da Companhia em todo o processo de cultivo. Essas informações poderão ser acessadas em qualquer lugar do mundo, uma vez que estarão disponibilizadas na web. Em face da segurança e dos controles que proporciona, inicialmente a tecnologia ficou conhecida pela aplicação no mercado financeiro.

Mais recentemente, o blockchain passou a ter grande aplicação também na indústria e na agricultura. Suas funcionalidades permitem rastrear produtos de forma transparente ao longo de todo o ciclo de produção chegando-se até o cliente final. Todos os dados são armazenados em uma única base de dados, gerando informações em tempo real.

Bira Padilha

O uso da tecnologia blockchain para rastreamento da produção é parte da evolução da uisa como biorrefinaria, que produz alimentos, biocombustíveis, bioenergia e bioprodutos. O projeto de aplicação do blockchain em processo de produção de alimentos ainda é inédito no Brasil. Seu desenvolvimento foi realizado por uma equipe multifuncional formada por técnicos da Diretoria de Tecnologia, Automação e Inovação da uisa, e mais dois sócios tecnológicos, a Google Cloud e a IT Lean, consultoria especializada em tecnologia. “Estamos investindo cada vez mais em novas tecnologias como Blockchain, pois acreditamos no potencial dos nossos clientes e queremos ajudá-los no processo de transformação digital”, reforça o CEO da IT Lean, Bira Padilha.

O uso do blockchain na uisa começa pelos processos que envolvem o Açúcar Demerara, porém já é parte da estratégia a implantação desta tecnologia em todas as linhas de produção da Companhia. O planejamento prevê o uso da rastreabilidade em processos externos, incluindo informações sobre transporte de produtos, e também sobre parceiros e fornecedores.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile