Smartphone é a 'nova fronteira' de comunicação com contact centers, defende especialista

0

Embora as empresas de call center priorizem a agilidade no atendimento, o mais importante é a maturidade dos atendentes e a capacidade desses profissionais de, realmente, conseguirem resolver o problema de quem está ligando. A afirmação é de Pedro Silveira, diretor de marketing da Interactive Intelligence (ININ), fornecedora de soluções de comunicações unificadas baseadas em IP. O executivo, que participou do seminário Call Center IP + CRM realizado nesta terça-feira, 25, em São Paulo, classificou essa habilidade como o real conceito de qualidade — a aptidão para resolver a demanda em um único contato.

O diretor ININ diz que os smartphones são hoje o principal canal de comunicação com os contact centers, por isso exigem uma linguagem própria, assim como todos os outros canais. Ele toma como base uma pesquisa recente da IDC, a qual aponta que, até 2016, US$ 1,3 trilhão será gasto em soluções de mobilidade, sendo que naquele ano o mundo terá 1 bilhão de usuários de smartphones. Isso mostra, segundo Silveira, que este crescimento é aos saltos, uma avalanche, não um crescimento discreto e contínuo.

Diante disso, o desafio é como mudar o contact center para melhor atender as chamadas via smartphone (voz e dados). Entre as possibilidades, o executivo aponta o uso do GPS para localizar o usuário do celular e, a partir desta localização, enviar dicas de ofertas em lojas próximas, dicas de transporte, refeições etc. "É possível também usar o perfil do usuário para fazer um cruzamento com os dados de geolocalização, de modo a só enviar para este usuário o que realmente o interessa."

Um aspecto importante que deve ser observado, segundo Silveira, é que o sistema do contact center precisa "enxergar" e identificar o dispositivo, que sistema operacional ele utiliza, que apps suporta. "A partir daí, o contact center irá customizar sua resposta, enviar dados em forma de texto ou até mesmo vídeo conforme a capacidade do dispositivo do usuário." Para ele, apostar em colocar à disposição do usuário móvel várias funções de autosserviço e pré-atendimento só vale especialmente para demandas simples e pontuais. "Por exemplo, quanto é minha conta de celular neste mês? Quanto ainda tenho de crédito no cartão de crédito? e por aí vai."

Outra aplicação interessante, citada por Silveira, é disponibilizar possibilidades de atendimento completo via smartphone, tais como agendamento imediato de call back para quando for essencial falar com o contact center — neste caso, a aplicação pergunta ao usuário que horário ele estará disponível e o próprio contact center faz a chamada de voz para o celular. Um ponto importante é manter este novo canal totalmente integrado aos outros canais, para não exigir retrabalho nem repetições de parte do usuário. "É preciso lembrar que o usuário de smartphone é um heavy user de tecnologia, muito impaciente e independente, e os serviços do contact center têm de respeitar esse perfil", finaliza.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.