Google revela nova versão do Android e expande sistema operacional para carros e TVs

0

A nova versão do Android, chamada por enquanto de "Android L", foi apresentada pelo Google nesta quarta-feira, 25, na conferência para desenvolvedores Google I/O, realizada nos EUA. Entre as novidades está uma interface renovada, com uma perspectiva de profundidade aprimorada e animações de 60 quadros por segundo. Outra novidade importante é o suporte a chipsets de 64 bits, movimento feito de forma pioneira pela Apple no ano passado com o iPhone 5S. O Android L será acompanhado por mais de 5 mil APIs para auxiliar os desenvolvedores. Seu SDK (Software Development Kit) está disponível a partir desta semana.

Para o consumidor final, além da interface mais atraente, outras duas novidades chamam a atenção: as notificações e o bloqueio de tela ficaram mais inteligentes. Agora, as notificações são organizadas de forma a priorizar aquelas que mais interessam ao dono do smartphone naquele momento, a partir do reconhecimento automático das suas preferências, conforme o histórico de uso e também do contexto. Outra mudança: as notificações passam a ser exibidas na tela bloqueada. Esta, por sua vez, leva em conta a presença do dono do smartphone, por meio de diferentes sinais, incluindo o reconhecimento da sua voz. Outra forma de identificar a presença é se o smartwatch do usuário estiver por perto. Nestes casos, o smartphone até dispensa a digitação da senha de desbloqueio.

Há novidades também na busca dentro do Google no celular. Esta passa a se integrar com os aplicativos que o usuário tiver instalados em seu smartphone. Por exemplo: se buscar por um restaurante no Google, um dos resultados de busca poderia ser a página dele dentro de um app de reserva de mesa que o usuário tenha em seu smartphone.

Para responder às críticas sobre a segurança do Android, foi embutida uma proteção contra instalação de códigos maliciosos, mesmo se baixados de fora da Google Play. E foi incluído um painel universal de privacidade, no qual o usuário controla que informações compartilha com cada app. Foi criado também um novo modo de economia de bateria que consegue aumentar em mais 90 minutos a duração dela no Nexus 5, por exemplo.
Segundo os executivos do Google, o Android L é a versão com mais modificações já feita para esse sistema operacional. O Google segue a ordem alfabética para cada nova versão do Android e tem o costume de batizá-las com nomes de doces. O Android L vem depois do Android KitKat (Android 4.4).

Baixo custo

Para estimular a fabricação de smartphones Android com preços abaixo de US$ 100, o Google desenvolveu uma plataforma chamada Android One, que engloba desde o hardware, com a indicação de fornecedores pré-selecionados de componentes a preços baixos, até o software, com o sistema operacional Android e apps pré-embarcados escolhidos pelo Google e por este atualizados automaticamente. Trata-se de uma solução turn-key para a produção imediata de smartphones Android de baixo custo, conforme explicou o vice-presidente sênior de Chrome, Android e apps do Google, Sundar Pichai, durante a abertura da conferência.

Os primeiros parceiros da iniciativa Android One são três fabricantes indianos: Micromax, Karbonn e Spice. Eles lançarão modelos Android One com preços abaixo de US$ 100 no segundo semestre. Pichai mostrou um deles, produzido pela Micromax: é um aparelho de 4,5 polegadas, com entrada para dois SIMcards e cartão microSD. O plano do Google é fechar parcerias similares com outros fabricantes de mercados emergentes ao redor do mundo.

Carros conectados

Os automóveis estão trazendo painéis de bordo cada vez mais inteligentes e integrados com smartphones. Diante disso, o Google decidiu criar uma versão do Android voltada para carros. O Android Auto, como foi batizado, serve para espelhar em uma tela no painel do automóvel alguns dos aplicativos instalados no smartphone do motorista.

A interface leva em conta o ambiente: são destacados os aplicativos relacionados às funções mais utilizadas dentro de um carro, como navegação de mapas, música e comunicação. A tela inicial traz os conhecidos cartões de informações personalizadas do Google Now. Logo abaixo há botões para acessar rapidamente apps de navegação, música e comunicação.

O Android Auto foi particularmente otimizado para operar com comandos de voz, de forma que o motorista não precise tirar as mãos do volante. Mensagens de texto que chegam são lidas pelo carro. E o motorista pode ditar as respostas. APIs foram disponibilizadas para que desenvolvedores adaptem seus apps para o Android Auto.

Segundo o Google, 25 fabricantes de automóveis estariam comprometidos a lançar modelos compatíveis com essa plataforma no futuro próximo.

Android TV

O gigante das buscas apresentou também uma versão do sistema operacional otimizada para TVs conectadas. A busca e a seleção de conteúdo são otimizadas para comandos de voz, captados pelo microfone do smartphone do usuário. Sony e Sharp estão entre os primeiros fabricantes que vão desenvolver televisões com a plataforma. Uma loja dedicada a apps de TV para Android será lançada nos EUA pelo Google nos próximos meses.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.