Telas São Jorge moderniza processos com adoção de novo ERP

0

Há cerca de um ano a Fábrica de Telas São Jorge vem contando com processos de negócio mais ágeis após implantar o sistema de gestão da Sankhya, apostando no crescimento e na manutenção do posto de maior fábrica de peneiras do Brasil e de maior fábrica de telas do Rio de Janeiro.

Fundada em 1972, a companhia tem atuação no setor de comércio atacadista e varejista de materiais de construção. De acordo com Leandro Clavery, diretor geral do Grupo São Jorge, em meados de 2013 a companhia sentiu a necessidade de adotar um sistema de gestão que pudesse ser utilizado por todos os gestores da empresa e, ainda, que contasse com um módulo específico para distribuição.

"Nossa preocupação é que não fosse apenas um fornecedor de software, mas uma empresa que tivesse foco na gestão e nos suportasse com uma equipe de implantação especializada, serviço pós-implantação e o uso de tecnologias atuais", diz o executivo, explicando o que levou a companhia a escolher a Sankhya.

Com a definição, Clavery diz que foram implementados os módulos financeiro, comercial, produção, inventário, pessoal, gerenciamento de armazéns, coletores de dados, fast service e dashboards. "Estamos em processo de implantação dos módulos de Livros Fiscais e Contabilidade", lembra.

Em operação há cerca de um ano, o sistema atende hoje todas as áreas da empresa, da administração à logística, passando por TI, Vendas, Produção, Fiscal/Contábil e RH. "Aproveitamos não apenas para implementar o ERP, mas também para fazer uma revisão de todos os nossos processos em todas as áreas", ressalta. Com isso, o Grupo São Jorge envolveu todos os colaboradores, melhorando o trabalhos interno, uma vez que cada gestor foi o responsável por remodelar seus processos, verificar as melhorias necessárias e passar estes procedimentos para o ERP.

"Hoje temos 75 usuários simultâneos, número que deve crescer quando concluirmos a implantação do módulo de contabilidade", afirma Clavery, lembrando que, com o que a companhia tem hoje em operação, já foi possível verificar ganhos em todas as áreas. "De forma geral, todas as rotinas são hoje mais ágeis, mais práticas e voltadas para os usuários com foco no resultado", diz.

O executivo conta que hoje a empresa consegue desenvolver toda a sua demanda de trabalho dentro do horário programado, reduzindo custos de entrega, de produção e de administração. Ele cita como exemplo o WMS (Warehouse Management System). "Já trabalhávamos com o coletor para separação e conferência de mercadorias, mas com a implantação do WMS da Sankhya, ganhamos agilidade na separação e assertividade na conferência e embalagem dos produtos para os nossos clientes", afirma.

Além disso, o recebimento de mercadorias e seu armazenamento passaram a ser feitos de forma mais eficaz, possibilitando que as mercadorias estejam disponíveis para venda com mais rapidez. Segundo o executivo, somente com o WMS Sankhya o ganho de produtividade foi de cerca de 60%, além da reorganização do depósito da companhia. "De modo geral, depois da implantação, passamos a contar com uma empresa mais coesa, organizada e ágil, o que tem facilitado o alcance de nossas metas", diz, lembrando que hoje é possível fazer a gestão de todos os processos da empresa com mais precisão por meio dos dashboards (indicadores gráficos de resultados). "Estas informações me proporcionam segurança e agilidade para a tomada de decisões com foco no atingimento de metas", conclui.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.