Natura ganha 30% no tempo de testes de produtos, após migrar dados técnicos para nuvem

0

O Google Cloud Platform, plataforma de computação em nuvem do Google, está ajudando a Natura a acelerar o processo de inovação de produtos. A multinacional brasileira de cosméticos migrou para a nuvem os dados técnicos resultantes de testes laboratoriais que realiza para avaliar a efetividade de ingredientes ativos que compõe uma formulação cosmética.

Assim, desde agosto de 2017, passou a utilizar a escalabilidade e capacidade de armazenamento da plataforma do Google no desenvolvimento de novas tecnologias. Na prática, isso significou um ganho de 30% em tempo de realização de alguns dos testes, reduzindo assim o tempo de desenvolvimento de um novo item do portfólio.

Os testes são importantes para a Natura otimizar os resultados de seus esforços em pesquisa e desenvolvimento em médio e longo prazo. A empresa simula as reações de ingredientes cosméticos em modelos de pele humana reproduzidas em ambiente controlado para medir se um determinado ativo é eficiente para determinado uso.

Além disso, com a ajuda da nuvem, é capaz de predizer por meio de simulação computacional como misturas entre esses ativos em uma formulação podem se comportar em contato com a pele. A companhia não faz testes em animais desde 2006 e tem atuado ativamente no desenvolvimento de metodologias alternativas ao uso de animais.

Atualmente, a Natura conta com 67 metodologias alternativas para avaliar a segurança e eficácia de seus produtos, em parceria com universidades e institutos de pesquisa brasileiros e internacionais.

"O volume de dados gerado pelos testes é muito grande, então a robustez do Google Cloud Platform é fundamental para o sucesso dos experimentos", afirma Daniel Gonzaga, diretor de Inovação de Produtos da Natura. "Além de armazenar informações do ativo cosmético e do modelo de estudo, a nuvem as cruza com agilidade e registra no histórico as evidências geradas, contribuindo até para estudos futuros".

A Google Cloud Platform possibilita ainda à Natura otimizar os testes laboratoriais simulando os protocolos com pequenas variações em larga escala no ambiente virtual. Dessa forma, reduz-se o tempo e custo para a execução dos ensaios em laboratório.

Outra vantagem encontrada foi a possibilidade de pesquisar e correlacionar dados de estudos já realizados no sistema para auxiliar na tomada de decisão quanto à necessidade de novos testes. Tecnicamente, o algoritmo roda no GKE (Google Kubernetes Engine), sistema de orquestração de containers open-source que automatiza a implementação, o dimensionamento e a gestão de aplicações nos repositórios de dados.

"Reduzimos o retrabalho do pesquisador, pois agora temos a confirmação da eficácia do ativo de uma forma rápida e acessível", explica Gonzaga. "Em muitas ocasiões, inclusive, o pesquisador deixará de fazer determinado teste por já saber que não funciona, propondo uma nova metodologia, com mais chances de sucesso".

Um experimento simples demonstra os ganhos em tempo e escala do projeto de testes. O que antes demorava 48 horas para processamento, agora é realizado em apenas 13 horas, uma redução significativa quando são feitos de 200 a 300 processos como este simultaneamente, algo possível pela escala computacional na nuvem.

Na nuvem com o Google

A solução do Google foi escolhida pela Natura após uma prova de conceito, na qual o serviço e capacidade de entrega foram testados. "A plataforma entregou resultados eficientes e o investimento foi menor do que projetamos", afirma o Diretor de Infraestrutura de Tecnologia Digital da Natura, Luiz Mussini. "A escalabilidade e segurança foram atributos relevantes na escolha dessa solução".

A fundação técnica dos data centers explica o alto desempenho da nuvem do Google, conta Antonio Chaddad, gerente de contas do Google Cloud para o Brasil. A plataforma do Google funciona como se fosse uma grande máquina, usando o poder de processamento de todas as máquinas em conjunto.

"Nessa solução, o próprio sistema operacional do computador o separa em várias máquinas, por meio de um virtualizador, permitindo que o Google utilize a mesma quantidade de máquinas para processar mais dados", explica Chaddad.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.