Por que apostar na Automação de Processos Robóticos?

0

Por anos, a tecnologia robótica foi um instrumento visto como algo futurístico e inacessível. Hoje, este contexto mudou por completo, como indica um levantamento feito pelo Fórum Econômico Mundial. No cenário atual, as máquinas conseguem atuar em 29% de todas as tarefas desempenhadas nas empresas, conforme indicou o estudo. Mas se engana quem acha que essa automatização dos processos acabará com o índice de empregos. Para se ter uma ideia, na verdade, o número de novos postos de trabalho aumentará. Dados divulgados apontam que 75 milhões de cargos poderão deixar de existir, mas, em contrapartida, 133 milhões de novos postos serão criados até 2022.

Essas funções ainda poderão ter como foco um conhecimento mais detalhado em tecnologia. Cientistas de dados, desenvolvedores de softwares e analistas de dados são alguns exemplos da busca de profissionais dentro do mercado de trabalho. E para apoiar na transformação digital, novos processos de automação surgiram, como o RPA, possibilitando uma simplificação ainda maior nas rotinas empresariais. O RPA, Robotic Process Automation (Automação de Processos Robóticos, em português), consiste na automatização mais célere, por meio do uso da tecnologia.

Nesse contexto, o RPA apresenta vantagens competitivas para as empresas, ao complementar o desempenho de ferramentas já implementadas, como, por exemplo, o BI, e automatizar processos de forma muito mais assertiva, sem a necessidade de intervenção humana.

Sobre a expansão dessa tecnologia pelo mundo, a estimativa é que ela crescerá 60,5%, de acordo com a agência GlobeNewswire. O RPA pode ser uma carta coringa para a sua corporação. Essa tecnologia permite que cada profissional tenha uma atuação na empresa muito mais estratégica e tática, uma vez que, ao implementar o RPA, é possível automatizar inúmeras tarefas através da máquina.

Facilidade na rotina empresarial

Ao tirar os processos repetitivos da rotina dos colaboradores e transpor para a máquina, a produtividade operacional automaticamente cresce, alavancando a atuação dos profissionais e facilitando no dia a dia das empresas. Dessa forma, quando estes processos são automatizados, sua empresa passa a ver rapidamente os benefícios conquistados. Abaixo, separei os cinco principais motivos para você adotar o RPA:

Otimização de tempo: toda empresa possui uma atividade repetitiva, feita por algum colaborador. A ideia é eliminar a necessidade de gasto de tempo de um profissional da equipe com determinada operação, otimizando esse tempo com o RPA, ao destinar essa função à máquina.

Estruturação dos processos: ao estruturar e padronizar os processos da empresa, é possível mensurar os resultados de forma mais assertiva. O RPA permite que os procedimentos internos de trabalho sejam estruturados de forma mais adequada, além de proporcionar uma visão macro do desempenho dos negócios.

Melhor aproveitamento do time: com o RPA também é possível mudar as estratégias de seus negócios. Ele permite que uma rotação nas atividades dos colaboradores seja feita, destinando atividades mais estratégicas e táticas ao time. Dessa forma, os colaboradores podem ser mais bem aproveitados e a equipe pode se dedicar em atividades que necessitam de atenção humana.

Segurança aos dados: extrair informações dos dados de uma empresa e utilizá-los na operação é fundamental para se manter vivo no mercado. E, para que esse processo ocorra de forma segura, é necessário se prevenir de algumas formas. Com o RPA, é possível obter mais confiabilidade na armazenagem dos dados que entram no sistema, seja de forma manual ou automática.

Mensuração de resultados: com os dados armazenados e demais informações obtidas através do sistema, ainda é possível criar relatórios precisos sobre o desempenho da corporação e se preparar para possíveis riscos.

Diferencial competitivo

Por fim, com o RPA é possível destinar à própria tecnologia a responsabilidade de resolver processos repetitivos, sem necessidade de ter um colaborar em determinada produção. A transformação digital trouxe novas formas de atuar no mercado, com estratégias inovadoras, revolucionando as mais diversas áreas de atuação. A automação robótica surge nesse contexto, contribuindo com o aumento da produtividade de uma corporação.

Logo, o RPA tem um diferencial competitivo em relação aos meios tradicionais de automatização dos processos que facilita a rotina empresarial, agregando valor aos negócios de ponta a ponta, tanto na operação quanto na entrega final ao cliente.

Guilherme Tavares, CEO na Toccato Service.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.