A SONDA cria a Unidade de Negócios específica para o Varejo. No Brasil, a área será liderada por Pamina Jardini, que assumiu o cargo de diretora-executiva. “Os clientes de Varejo possuem uma representatividade de dois dígitos na receita da nossa operação brasileira e os negócios locais estão bem alinhados com a estratégia global da companhia de verticalizar segmentos prioritários. A Pamina Jardini chega para ser uma peça fundamental no que já temos em desenvolvimento e para buscar novos formatos de receita”, explica Affonso Nina, CEO do Grupo SONDA Brasil.
A executiva responderá localmente para Affonso Nina, com reporte matricial para Maurizio Rinaldi, vice-presidente corporativo da vertical de Varejo, alocado no Chile. “A SONDA atua com a visão de ecossistema, agregando mais eficiência operacional e melhor experiência digital para os consumidores. Esse posicionamento contribui para levar mais inovação ao Varejo, um dos segmentos da economia que mais tem se transformado nos últimos anos”, comenta Pamina.
O portfólio de Varejo da SONDA inclui desde serviços tradicionais de TI, como suporte e manutenção de lojas, suporte ao usuário e soluções de automação fiscal, até serviços mais inovadores, como conectividade para redes de lojas e shoppings, bem como soluções analíticas para inteligência competitiva – que incluem o planejamento de demanda e otimização de preços.
Para este ano, as apostas da companhia incluem as “lojas autônomas”, unidades de vendas automatizadas, com inteligência artificial, que trabalham sem a necessidade de operação humana, disponibilizadas em locais estratégicos. Outra aposta é o conceito de “loja como serviço”, uma solução que abrange desde scanners, totens e equipamentos de self-checkouts, até infraestrutura de TI, como servidores, conectividade e segurança – tudo como serviço, incluindo monitoramento e suporte de manutenção de campo.