Metodologia Ágil: um legado do pós-pandemia para o mercado de Telecom

0

A pandemia acelerou a transformação digital nas empresas. As operações de Telecom sentiram a pressão para implantar novos processos de digitalização no dia a dia das operações. Os departamentos de Marketing, Vendas, Atendimento, Operações, Faturamento, Suprimentos e Recursos Humanos são exemplos que têm o desafio de conciliar agilidade e audácia em seus fluxos de trabalhos frente à um mundo cada vez mais sem barreiras e cheio de incertezas: o mundo B.A.N.I. 

Neste aspecto, a mentalidade ágil é um aliado que adiciona velocidade com adaptabilidade, além de eficiência não apenas nas áreas citadas acima, mas em todos os organismos corporativos. O conceito serve para atender os atuais anseios de uma sociedade fragmentada em busca de experiências personalizadas. A empresa não é o centro. O cliente é o principal músculo pulsante para toda e qualquer estratégia.  

Dados da pesquisa "Pulse of the Profession" (2021) mostram que em comparação com as companhias tradicionais, as empresas "dinâmicas" podem ter altos níveis de agilidade organizacional (48% contra 27%) e são mais propensas a usar práticas de gerenciamento de riscos padronizadas (68% contra 64%). 

A inovação contínua no mundo Telco é uma vantagem competitiva e a metodologia ágil é o conceito que mais se aproxima dessa atual forma de pensamento, uma vez que a sua principal proposta é trazer novas dinâmicas de trabalho, dividindo as atividades em equipes multidisciplinares imbuídas da responsabilidade de se organizarem e de fazerem a própria gestão, criando um ambiente corporativo adaptável às necessidades do próprio negócio e, é claro, do cliente. 

De forma prática, a metodologia ágil em uma operação dessa natureza pode ser utilizada como um norteador para criação de Squads, que são equipes multidisciplinares conectadas por um mesmo propósito: marketing, vendas, atendimento, operações entre outras áreas. Todos esses times estão conectados por um mesmo fluxo de trabalho, de métricas e de cultura ágil. Focar em soluções voltadas ao cliente possibilita imprimir um gerenciamento de backoffices baseado nas melhores práticas do mercado e em processos mais eficientes e automatizados. Tudo isso resulta em uma maior transparência e previsibilidade de todo o trabalho executado. Em síntese, é saber o que faz e onde pisa! 

Esses resultados podem ser observados na Desktop, que ao implantar fluxos end-to-end em todos os Squads deixou claro a necessidade de ter a área de negócios mais perto do departamento de tecnologia, principalmente nos times, trazendo uma visão do que realmente é valor. Ao acrescentar mais transparência e fluidez para um trabalho ficou evidente a sobrecarga desnecessária em atividades que não traziam valor para o negócio. O impacto já é sentido na área de atendimento ao cliente da operadora, que obteve 32% de todos os contatos retidos por canais digitais em março devido o apoio de soluções desenvolvidas por meio de metodologia ágil. 

Casos como este refletem a necessidade de operações de Telecom, principalmente regionalizadas, encurtarem ciclos processuais e expandirem a produtividade sob a ótica de uma nova cultura interna de trabalho, sem abandonar seus sistemas e valores legados.  Ou seja, construir uma jornada com os frutos colhidos no caminho.
Felizmente, as tecnologias e as melhores práticas evoluem para ajudar as empresas a avançarem de um ponto para o outro em nome de um novo mundo mais ÁGIL com resultados bem satisfatórios para os negócios.  Ser ágil não é mais opção. É necessidade que mantém a sustentabilidade financeira e operacional! 

Marcelo Lucas, diretor de TI na Desktop. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.