Indústria e grupos se unem para combater spyware

0

A Coalizão Antispyware (ASC), aliança de empresas de tecnologia e grupos de interesse de combate a programas espiões, anunciou nesta segunda-feira em Washington as definições para ajudar os usuários de computadores a distinguir os programas bons dos spywares, arquivos ou aplicativos que são instalados no computador, sem consentimento ou autorização, e que se auto-executam em background (segundo plano) quando o usuário se conecta a internet.

O objetivo da ASC, que engloba algumas das maiores empresas de desenvolvimento de software, tecnologias e antispywares, é ajudar os usuários, domésticos e corporativos, a entender porque alguns programas podem ser indesejados para que possam decidir com maior clareza sobre a remoção ou bloqueio.

O spyware é um flagelo mundial que atingiu proporções endêmicas. Pesquisa realizada em maio passado pelo Instituto Ponemon descobriu que 85% dos usuários freqüentes de internet acreditam que tiveram spywares no computador e, dentre eles, 86% disseram que esses programas foram a causa direta de perda monetária ou de produtividade.

Embora as empresas tenham individualmente desenvolvido numerosas e eficazes ferramentas para controlar spyware, o grande obstáculo enfrentado pelo grupo está na falta de um acordo e de clareza sobre como distinguir os programas bons dos suspeitos. ?Um dos maiores desafios que tivemos com o spyware foi acordarmos sobre o que ele é?, afirma Ari Schwartz, diretor associado do Centro para Democracia e Tecnologia dos EUA, que liderou os trabalhos do grupo.

Segundo ele, a comunidade antispyware precisa categorizar, com rapidez e decisão, os novos programas que aparecem cada vez mais pela internet. ?A definição de critérios sobre o que é spyware, ajudará na tomada de decisões mais confiáveis sobre quais programas manter e quais apagar?, diz Schwartz.

A ASC descreve o spyware e outras tecnologias potencialmente indesejadas como sendo aqueles que prejudicam o controle do usuário sobre mudanças que afetam seu desempenho, sua privacidade ou a segurança do sistema; o uso dos recursos do sistema, incluindo quais programas estão instalados no computador; a coleta, o uso e distribuição das informações pessoais ou das que normalmente são confidenciais.

A coalizão traçou ainda um extenso glossário com termos como ?adware?, ?varredura de portas?, ?screen scraper? entre outros comumente associados com programas indesejados. Esse glossário, junto com uma lista de dicas para evitar o download de programas indesejados, ensina como se defender contra os spywares mal-intencionados já instalados no computador. As definições estão disponíveis no website da ASC (http://www.antispywarecoalition.org) e serão mantidas até 12 de agosto.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.