A Xerox anunciou nesta terça-feira (25/7) os resultados do segundo trimestre de 2006. A receita total da empresa no período foi de US$ 4 bilhões, um crescimento de 1%, que rendeu aos acionistas um lucro de US$ 0,26 por ação. Já as receitas financeiras e de pós-venda, que juntas representam aproximadamente 75% da do faturamento da fabricante, cresceram 2%, em parte devido a expansão de 4% dos negócios de pós-venda com sistemas digitais. A moeda teve um impacto pouco significativo na receita total e de pós-venda.
A estratégia da Xerox para aumentar a receita com equipamentos de cópia e impressão em cores e com os contratos de serviços ao longo do ano, também contribuiu para o crescimento da receita de pós-venda. A receita com produtos em cores aumentou 16% e com serviços cresceu 5%. A contratação de serviços de gestão de documentos cresceu mais de 15%.
?Nosso desempenho no segundo trimestre reflete como a Xerox tem se mantido economicamente rentável e competitiva?, disse Anne M. Mulcahy, presidente e CEO da companhia. ?Esse resultado reflete também a demanda crescente por nossos serviços de gestão de documentos e um aumento significativo nas instalações com sistemas digitais em cores. Com foco nos custos e na melhoria de nossos processos operacionais, conseguimos aumentar as margens brutas e obtivemos sólidos resultados líquidos.?
Durante o segundo trimestre, a Xerox também anunciou a aquisição da Amici LLC, empresa de e-discovery cujas ofertas ampliar a carteira de serviços. Além disso, a empresa efetuou a recompra de US$ 225 milhões em ações ordinárias, quase completando o programa de US$ 1 bilhão. Durante o primeiro semestre, a companhia adquiriu US$ 895 milhões em ações desde o lançamento do seu programa de recompra em outubro de 2005. A diretoria da empresa recentemente autorizou a recompra de outros US$ 500 milhões.
A receita com sistemas em cores cresceu 14% no segundo trimestre e atualmente representa 34% da receita total. ?O número de páginas impressas em sistemas Xerox de tecnologia cor cresceu 40% no trimestre, indicador que aponta para aumento do fluxo de pós-venda,? disse Mulcahy, acrescentando ainda que 44% das vendas de equipamentos Xerox derivam dos produtos em cores. O resultado é 10% superior ao indicador de dois anos atrás.
A empresa recentemente expandiu seu portfólio em cores com cinco novos sistemas, incluindo a impressora digital em cores para médios volumes DocuColor 5000, impressoras, copiadoras e multifuncionais destinados a escritórios de todos os tamanhos. A receita total com a venda de equipamentos, no entanto, se manteve estável no trimestre e diminuiu 1% cento em moeda constante.
A receita total da divisão de sistemas de produção gráfica e impressão de alto volume fechou o trimestre com aumento de 1%, embora também tenha se mantido estável em moeda constante.
O número de instalações com equipamentos monocromáticos cresceu 9% no período, refletindo o sucesso da impressora Xerox 4110 voltada aos segmentos de baixa produção e publicação gráfica. As instalações com equipamentos em cores, por sua vez, aumentaram 96% impulsionadas pela crescente demanda por equipamentos como a multifuncional DocuColor 240/250, ?entry-level? do mercado de produção.
Já a divisão de negócios com equipamentos para escritório registrou aumento de 1% da receita e se manteve estável em moeda constante. O número de instalações com equipamentos monocromáticos diminuiu 4%, o que foi compensado pelo crescimento de 12% nas instalações com sistemas de nível intermediário, que geram maiores volumes de páginas impressas. As instalações com multifuncionais em cores, por sua vez, cresceram 13% como reflexo da procura pela DocuColor 240/250. A empresa também registrou melhoria de desempenho nas suas operações com mercados em desenvolvimento (DMO), no qual registrou um crescimento de 7%.
As margens brutas representaram 41,1%, com aumento de 0,7 pontos em relação ao ano anterior, e melhora de aproximadamente 1 ponto em relação ao trimestre anterior. As despesas gerais, administrativas e de vendas representaram 25,6% da receita, com redução de 1,1 pontos percentuais em relação ao ano anterior.
No segundo trimestre, a Xerox gerou um fluxo de caixa operacional de US$ 220 milhões após a contribuição de US$ 226 milhões para seus planos de aposentadoria nos Estado Unidos. A empresa encerrou o trimestre com US$ 1,2 bilhão em caixa e investimentos de curto prazo. O endividamento diminuiu US$ 1 bilhão com relação ao ano anterior e aproximadamente US$ 600 milhões em relação ao primeiro trimestre deste ano.