Siemens padroniza plataformas na América Latina

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Durante 15 meses, a Siemens realizou um grande projeto de migração tecnológica, batizado de Babylon, cujo objetivo foi construir uma plataforma homogênea e padronizar processos integrando, a partir do Brasil, 85 sites de 13 países da América Latina.

Segundo Antonio Lima, gerente de operações da Siemens SSLA, unidade interna da multinacional alemã que abrange paises da Argentina até o México, além do Brasil, a implantação do projeto resultou numa economia de 15% de custos nos serviços de infra-estrutura de TI. ?Trouxemos para a mesma plataforma 14 mil colaboradores, que hoje são usuários de hardwares e softwares padronizados num ambiente seguro?, diz Lima.

De acordo com o executivo, as migrações e consolidações trouxeram economia e mais segurança para o ambiente. ?Versões antigas de softwares e hardwares de outra geração não são tão seguros, não possuem mais contrato de manutenção, tornam o ambiente lento, comprometem a produtividade das pessoas e a segurança dos negócios?, pontua. ?A Siemens tem duas metas a cumprir: excelência técnica e redução de custos. Para se atingir essa meta, é preciso partir para a homogeneização.?

Hoje, todos os mais de 14 mil colaboradores da Siemens na América Latina usam Windows XP, Exchange 2003, Office 2003, e quase todos os servidores desta infra-estrutura são Windows Server 2003. O controle dessa operação está concentrado no Network Operation Center (NOC), instalado na sede da Siemens, em São Paulo.

Para viabilizar partes dos processos de migração de sistema operacional e consolidação do Active Directory e dos servidores de e-mail Exchange, a Siemens contou com o auxilio das ferramentas de migração da Quest Software. ?Optamos pela Quest porque suas ferramentas são as que se encaixam melhor no ambiente da Siemens Latam, além de ser a tecnologia recomendada mundialmente pela nossa corporação?, diz Lima.

Uma das principais vantagens de selecionar uma ferramenta recomendada pela matriz, diz o executivo, é contar com suporte internacional da Quest e de profissionais da própria Siemens na Alemanha, conhecedores profundos das ferramentas da empresa.

A partir dessa padronização de infra-estrutura, foram implementadas as soluções Systems Management Server (SMS), Microsoft Operations Manager (MOM) e Office 2003, todas da Microsoft, além do CAT ? metodologia própria da Siemens que viabiliza a manutenção da homogeneidade do parque de TI. Lima lista as muitas vantagens alcançadas: estações padronizadas em toda região, centralização dos servidores de e-mail, único logon, monitoração centralizada de servidores, única base de dados de inventários e controle centralizado de distribuição de aplicações. O quesito segurança também foi beneficiado: as políticas de segurança e controle de distribuição de patches foram centralizadas. ?Ainda reduzimos o tempo de atendimento do help desk e reaproveitamos 39 servidores Exchange?, completa o gerente, responsável pela condução de todo o projeto, que contou ao todo com a participação de 105 colaboradores.

Uma das etapas mais estratégicas do Projeto Babylon foi a migração do Active Directory. Para executá-la, Lima e sua equipe contaram com a ferramenta Migration Manager for Active Directory, da Quest. A estrutura de diretório do Active Directory, da Microsoft, retrata todas as permissões e proibições de acessos de todos os colaboradores da Siemens na rede da empresa. Se, por exemplo, um funcionário for promovido, a permissão de acessos a aplicações e softwares mudará, provavelmente ampliando sua possibilidade de acessos. ?Esse processo envolve a migração de tudo: perfil do usuário, grupos a que o usuário faz parte, pastas a que tem direito, etc.?, diz Lima.

A migração do Microsoft Exchange representou outra fase do Babylon e desta vez foi usado o Exchange Migration Wizard, da Quest. ?Consolidamos em 10 servidores, no NOC de São Paulo, todas as caixas postais dos usuários das 13 subsidiárias da América Latina?, comemora Lima. O gerente explica que levou as caixas postais para arquivos PST (oldmail) para o servidor local de cada site e usou a ferramenta da Quest para migrar as caixas postais para o servidor novo no NOC. ?Contatos, agendas e tarefas foram levadas de volta para cada caixa postal porque são usados diariamente pelos colaboradores. Quando precisarem acessar e-mail antigos, basta clicar na pasta 'old mail', criada em sua caixa postal?, explica Lima. Os principais resultados obtidos, segundo ele, foram redução de custo e melhoria da qualidade do serviço.

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