Os projetos de TI para o governo devem render bons frutos no segundo semestre para a Unitech, empresa brasileira especializada em serviços de TI. A companhia espera que os contratos com o setor atinjam cerca de 45% da receita em 2006. ?Ao contrário do que aconteceu nos três primeiros anos do governo atual, 2006 promete ser o ano do e-gov?, diz o presidente da Unitech, João Francisco Mendes Neto. Os contratos com o governo representaram 38% do faturamento da empresa em 2005, que foi de R$ 85,5 milhões.
Pesquisa realizada no ano passado pelo IDC aponta que os investimentos públicos em TI devem aumentar 14%, atingindo um volume de R$ 4,9 bilhões. O levantamento, que envolveu cem órgãos de diferentes estados brasileiros, mostra que os governos devem investir a maior parte deste montante em iniciativas de e-gov, ou governo eletrônico, destinadas a melhorar o atendimento ao cidadão e a combater fraudes na administração pública.
Desde 1996 a Unitech tem desenvolvido e implementado estratégias de e-gov em sites de vários estados brasileiros. ?Para a empresa, a disseminação da TI deve contribuir para o bem-estar da sociedade. É gratificante colaborar com o esforço dos estados em atingir não somente o equilíbrio fiscal, como também a aproximação com os cidadãos", destaca Mendes Neto.
O estudo ?Governo Eletrônico e as Administrações Públicas Estaduais Brasileiras: 4º Benchmark?, elaborado pelo Ministério da Fazenda, revelou que as secretarias nas quais a Unitech presta ou prestou serviços estão entre as mais avançadas em termos de e-gov. O estudo analisa e compara o grau de evolução das 27 administrações tributárias estaduais em relação aos serviços disponibilizados para a população via internet.
Em 2005, a pesquisa identificou que 96% dos estados brasileiros têm sites de serviços. Mato Grosso, Bahia, São Paulo e Minas Gerais, atendidos pela Unitech, são as administrações que oferecem a maior quantidade de serviços pela internet.
No Mato Grosso, por exemplo, a Secretaria da Fazenda está no topo do ranking das administrações públicas estaduais, com 40 serviços oferecidos via internet. Em 2000, o estado tinha apenas 17 serviços na internet. Segundo o PNAFE, a Bahia é o terceiro Estado que mais se destaca em modernização tributária. O crescimento do número de serviços oferecidos pelo estado via internet passou de 12 serviços, em 2000, para 35, em 2005.
Já São Paulo ocupa o quarto lugar em termos de atendimentos ofertados pela internet. Entre os anos 2000 e 2005, passou de 28 para 32 serviços. Em Minas Gerais, apenas sete serviços eram oferecidos no ano de 2000, passando para 17 em 2005. O etado continua investindo fortemente no processo de modernização administrativa.