O futuro da sustentabilidade conecta-se com a TI

0

Com o crescimento e amadurecimento das economias emergentes, a recuperação lenta das economias europeia e norte-americana e o aumento do consumo da população, as discussões sobre sustentabilidade ganham novos contornos para alcançar resultados eficazes e com agilidade. Uma vez considerada temática “paralela” de poucos grupos, a sustentabilidade passou pelo estágio da alta popularidade em que companhias, empresas e governos se autodenominavam “verdes” a partir da adoção de medidas pouco práticas ou eficientes, e agora atinge seu grau máximo de comprometimento em que há uma real busca por mecanismos de produção e consumo de produtos e serviços que impactem pouco o ambiente, utilizem recursos financeiros conscientemente e gerem benefícios para a população e seu entorno. 

Enquanto alguns setores econômicos são vistos como “vilões” por altos volumes de emissão de carbono no meio ambiente, no contexto da economia tangível, a indústria da tecnologia da informação é responsável por apenas 2% de toda a poluição produzida.  Mais do que ser pouco poluente, a TI – e seus gestores – devem assumir para si parte da responsabilidade e do desafio de auxiliar demais mercados na redução dos demais 98% da poluição existente. Os avanços recentes da TI, como virtualização, dados em nuvem e a robustez redes móveis e fixas dão recursos para a chamada desmaterialização, isto é, a criação de ambientes onde os ativos físicos têm sua importância reduzida ou mesmo são desnecessários.

Iniciativas recentes mostram como as inovações tecnológicas podem ser utilizadas no dia a dia de empresas e de cidades para aliar a gestão virtual com a gestão de recursos reais. Já são modelos de negócio financeiramente viáveis as companhias de aluguel e compartilhamento de carros, uma iniciativa inteligente, menos poluente e mais amigável ao meio ambiente em comparação ao aluguel convencional ou compra de carros. A solução: criar um novo modelo de negócio a partir da introdução de um software de gestão de frota e de monitoramento via GPS, a empresa permite que internautas acessem carros por dia ou por hora estacionados em diversos pontos de uma cidade.

Surgem também redes de relacionamento e de negócios focadas no “novo turismo”, em que pessoas colocam a disposição um quarto ou um imóvel para locação durante temporadas para visitantes e turistas que querem ter uma experiência mais “social” e próxima ao dia-a-dia do morador do seu destino de viagem. Em poucos cliques, é possível mapear, filtrar, interagir e selecionar residências que de outro modo ficariam sem ocupação, gerando apenas os custos “padrão” como contas de água, luz, gás, dentre outras.

O conceito ‘da moda’ em TI atualmente: o cloud computing pratica os mesmos preceitos da desmaterialização, ou seja, da não necessidade de ativos próprios, afinal não é mais necessário possuir servidores e computadores para processar dados. Pode-se contratar esse serviço de outra empresa que os possuam em grandes quantidades, e que aproveita de forma mais eficiente a capacidade instalada dos mesmos, fazendo-a trabalharem para diversos clientes.

Com estes exemplos é possível compreender como a tecnologia da informação, por meio da virtualização ou da desmaterialização de ativos, segue os mesmos princípios essenciais da sustentabilidade – reduzir, reutilizar e reciclar. É possível criar serviços com custos reduzidos, que deixarão de gerar demanda por mais fabricação de produtos, que por sua vez reutilizarão ativos já existentes de forma mais eficiente. É o mesmo princípio da computação em nuvem, propiciando redução de impacto ambiental nas atividades humanas de consumo por meio de plataformas inteligentes.

Outro caso interessante, e real, de como a tecnologia e novas funcionalidades podem auxiliar no cotidiano de pessoas, empresas e cidades a melhor gerir a infraestrutura física e os bens naturais existentes são as redes inteligentes de utilities. Ao instalar uma rede de medidores inteligentes de energia, por exemplo, as companhias de energia têm maior precisão e controle dos períodos de maior pico de uso, podendo criar tarifas diferenciadas de precificação para diferentes perfis de usuários, clientes selecionam alternativas formas de pagamento (como pré-pago) ou a habilitação da tarifação por épocas sazonais.

A empregabilidade e viabilidade da TI “verde”, já consolidada na pauta e nas práticas dos gestores de empresas, parte agora da conscientização dos seus executores e agentes diários do papel e da responsabilidade que eles têm em gerar soluções sustentáveis aos atuais projetos existentes ou repensar em novos modelos de TI e de negócios.

Fernando Simões é Diretor executivo da Atos Consulting para a América Latina

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.