Publicidade
Início Notícias Comunicações Projeto do Senado dos EUA torna mais rigorosa autorização para coleta de...

Projeto do Senado dos EUA torna mais rigorosa autorização para coleta de ligações telefônicas

0
Publicidade

O senador Patrick J. Leahy, do Partido Democrata dos Estados Unidos, anunciou que irá apresentar na próxima semana uma nova versão de um projeto de lei que torna mais rigoroso o processo de autorização para coleta de registros de ligações telefônicas em massa pela Agência Nacional de Segurança (NSA) após um longo processo de negociação com o governo Barack Obama e grupos de defesa da privacidade.

O senador, que preside o Comitê Judiciário do Senado, vem liderando as negociações, e vários funcionários familiarizados com as deliberações disseram ao jornal New York Times que um acordo tinha sido alcançado. Como o Senado americano entra em recesso em agosto, no final da próxima semana, é pouco provável que o projeto de lei seja votado antes de setembro.

O projeto de lei, na realidade, faz uma série de alterações na chamada Lei da Liberdade, que a Câmara dos Deputados aprovou em maio. Alguns defensores da privacidade, que tinham acusado o projeto de muito brando quando tramitava na Câmara, disseram que apoiam proposta do senador Leahy.

Tanto a versão do projeto que tramitou na Câmara quanto a do senador determinam que a coleta sistemática dos registros de telefonemas dos americanos, em vez de ficar com a NSA, fique com as operadoras de telefonia, às quais o governo poderá fazer a solicitação no caso específico de um suspeito de terrorismo.

No entanto, a versão do senador Leahy — descrita por várias pessoas que leram o projeto — impede a coleta a granel de registros de ligações de negócios dos americanos. O projeto da Câmara estabelece que tais exigências de registro devem ser limitadas por um “termo de seleção específico”. Os grupos de defesa da privacidade sustentam que essa parte do texto é demasiadamente vaga e pode permitir que o governo reúna grandes quantidades de registros.

O projeto do senador diz que o termo seleção deve “limitar estritamente seu alcance a coisas tangíveis que o governo procura, na medida do razoavelmente possível” e determina que não pode ser “baseado em uma ampla região geográfica, incluindo uma cidade, CEP ou código de área”.

O projeto de lei também modifica vários pontos da versão da Câmara relativos aos procedimentos do tribunal especial dos EUA para a Vigilância de Inteligência Estrangeira, que normalmente ouve apenas o ponto de vista do governo, sem qualquer conselho de oposição para discutir o outro lado ou para apresentar recurso ou interpretar as leis de vigilância.

O projeto da Câmara diz que o governo deve tornar públicos resumos não classificados de decisões importantes tomadas pelo tribunal. O projeto do senador acrescenta que esses resumos devem ter informação suficiente para as pessoas entenderem o impacto das decisões sobre as liberdades civis.

Os críticos das decisões do tribunal pediram a nomeação de um defensor público, que teria o poder de intervir em casos particulares e arquivamento de recursos. Segundo a versão do senador Leahy, seria dado a esse defensor um mandato específico para “apoiar interpretações jurídicas que promovam a privacidade individual e as liberdades civis”. O projeto, porém, não dá aos defensores o poder de intervir por conta própria em um caso ou apresentar recurso se o governo prevaleceu em um pedido de vigilância.

O projeto de Leahy não aborda, no entanto, a polêmica prática do governo de buscar em bancos de dados registros de telefonemas e e-mails que foram interceptados sem um mandado porque a vigilância era dirigida a não cidadãos no exterior. Vários senadores, porém, pediram que fosse exigido que o tribunal peça permissão para fazer pesquisas sobre as comunicações de americanos — no mês passado, a Câmara aprovou, em separado, uma emenda a uma lei sobre gastos que impede o uso de recursos para tais pesquisas. Mas a administração Obama se opõe a essa mudança, e projecto do senador Leahy não trata dessa questão.

O senador disse em um comunicado que espera que seu projeto de lei tenha “um amplo apoio por parte da comunidade de privacidade, indústria de tecnologia e todo o espectro político”.

O porta-voz da Casa Branca, Edward Price, disse que as recentes negociações “produziram progressos significativos” em direção a “uma reforma significativa que tanto aumenta a transparência como a proteção à privacidade, mantendo a segurança nacional”.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile