Colégio Dante Alighieri atualiza rede com solução hiperconvergente

0

O tradicional colégio Dante Alighieri de São Paulo, fundado em 1911, possui quase 5 mil alunos, que vão do maternal ao ensino médio. Com cinco prédios, a instituição traz 153 salas de aulas, todas equipadas com lousas digitais. A tecnologia e a inovação sempre fizeram parte dos dogmas do colégio, e nesse sentido, a instituição de ensino decidiu atualizar sua infraestrutura de processamento e armazenamento. Com o apoio da integradora Mainline Systems do Brasil, o Dante atualizou seu parque, substituindo três servidores por um servidor com 3 nós de processamento, 25 Terabyte de armazenamento e tecnologia hiperconvergente da Nutanix.

Os 750  alunos do ensino médio utilizam tablet como parte do material didático e os 3.100 alunos do Fundamental I e II utilizam tablet de forma compartilhada com outras salas. Já, a tecnologia da turma da pré-escola fica por conta dos laboratórios com salas de computadores. Toda essa infraestrutura para os alunos mais a área administrativa e operacional do Dante Alighieri eram suportadas por seis servidores e um conjunto de storage  com capacidade entre 7 e 8 TB.

Necessidade

Com o leasing operacional desses equipamentos vencendo em alguns meses, o colégio precisava renovar a estrutura de servidores e storage. Em julho de 2015, a área de TI do colégio foi ao mercado em busca de uma solução no mesmo modelo de leasing operacional. "Inicialmente fomos a procura dos fabricantes que trabalham com soluções tradicionais", diz Daniel Arndt, coordenador de TI do Colégio Dante Alighieri.

Os custos do modelo tradicional para renovar os equipamentos do data center estavam elevados e também não atendiam a necessidade de simplificação do  ambiente de TI do Dante Alighieri.

Solução encontrada

Com este cenário,  a tecnologia hiperconvergente da Nutanix, que concentra recursos de armazenamento e processamento em um mesmo appliance, foi escolhida após várias reuniões e apresentações, e a implementação iniciou-se em março deste ano. "Achamos muito interessante o apoio da Nutanix nesta fase de definição" , comenta o coordenador de TI do Colégio Dante Alighieri.

Dessa forma, três servidores foram substituídos por um conjunto de servidor, com três nós de processamento e storage da Nutanix, com capacidade de 25 TB, três vezes mais potente que a plataforma anterior – que já estava trabalhando no limite de armazenamento.

A implementação foi realizada no período de oito horas, no modelo tradicional o tempo seria de 2 a 3 dias.  Toda a parte física já está conectada à rede do Colégio Dante Alighieri.  Até o momento já estão em operação os servidores que controlam as catracas de acesso ao campus, serviço de web para os pais dos alunos para consulta de notas, faltas etc.  A migração completa para ambiente novo está sendo feita progressivamente pela equipe de TI do colégio, sendo que no momento está sendo atualizado o banco de dados e o ERP.

Outros benefícios destacados por Arndt são redução do espaço físico do data center de 12U para 2U, diminuição no consumo de energia e o preço compatível com as soluções tradicionais.  Arndt diz que em dois anos vencerá o leasing da outra metade do data center e a ideia é adotar a mesma solução hiperconvergente.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.