Pesquisa: 97% das grandes empresas investem na transformação digital, mas só 18% se preocupam com segurança

0

Um estudo global realizado pela Dimensional Research a pedido da Dell, com 631 profissionais de TI em empresas com mais de mil funcionários, identificou que 97% deles têm investido em soluções voltadas à transformação digital dos negócios, como mobilidade, aplicações e infraestruturas em cloud e IoT (internet das coisas). No entanto, só 18% dizem que a área de segurança tem sido envolvida desde o início nesses projetos.

O levantamento mostra que, apesar de a segurança da informação não ser tratada como uma prioridade, 85% dos entrevistados reconhecem que se os profissionais da área estivessem envolvidos desde o início nos projetos ligados à transformação digital, a segurança poderia ser melhor aproveitada nos projetos.

O estudo demonstra também que, apesar de a maioria das grandes empresas já estar em processo de transformação digital, nem sempre os profissionais de TI reconhecem isso. Dos entrevistados, só 27% descrevem que suas empresas estão no 'meio da transformação digital', mas 72% reportam que estão trabalhando em projetos de mobilidade, 68% na área de cloud computing e 37% já trabalham com IoT.

Quando questionados sobre as tecnologias associadas à segurança digital, 96% dos executivos de TI entrevistados afirmam que essa questão representa um desafio por diversos fatores, incluindo: falta de recursos; riscos relacionados às brechas de segurança; dificuldade de encontrar o balanço correto entre a segurança e a produtividade dos profissionais; e falta de controle.

Para 85% dos entrevistados, os profissionais que trabalham nas empresas enxergam as equipes que cuidam da segurança da informação como uma barreira aos projetos de transformação, mas o mesmo percentual (85%) reconhece a segurança como a tecnologia mais necessária no futuro e 55% admitem que têm planos específicos de adoção de soluções nessa área.

"A pesquisa confirma nossa percepção de que as empresas reconhecem a segurança como um fator chave no processo de transformação digital, na medida em que esse modelo expõe o negócio a novos riscos, mas nem sempre as organizações têm tido o cuidado adequado com essa questão", explica Vladimir Alem, Gerente de Marketing de Produtos de Segurança da Dell para América Latina. "Os profissionais que atuam na área de segurança da informação precisam, cada vez mais, atuar de forma estratégica para mostrar como podem ajudar as empresas nesse processo de digitalização, gerando mais resultados para o negócio, mais produtividade para os profissionais e maior índice de satisfação dos clientes", acrescenta.

A pesquisa ainda mostra que:

  • Apenas 18% dos entrevistados dizem que a segurança da informação já engloba dispositivos móveis, Internet das Coisas e soluções em cloud;
  • 76% afirmam acreditar que a segurança da informação foi implementada de forma tardia nas iniciativas de transformação digital;
  • 85% dizem que os times de negócios evitam o engajamento com as equipes de segurança da informação por receio de terem suas iniciativas bloqueadas. Ao mesmo tempo, 63% acreditam que essas preocupações não têm fundamento;
  • Mais de 90% dos entrevistados dizem que as equipes de segurança da informação são capazes de melhorar os negócios da empresa se tiverem mais recursos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.