A importância da gestão empresarial na logística

0

A dinâmica na logística é simples: quanto mais eficiência em menor tempo, mais lucros e impulsos de crescimento a empresa irá obter. Saímos da era industrial e estamos cada vez mais avançando na era digital da comunicação, e esse conceito deve estar presente e atualizar as operações das empresas, principalmente em setores que sempre foram tão trabalhosos de se obter controle. E para se ter controle do que acontece dentro da logística de uma empresa, seja ela de pequeno, médio ou grande porte, é necessária uma gestão que supra as demandas de modo organizado e assertivo. Mas por que a gestão empresarial na logística é tão importante para o potencial competitivo?

A logística empresarial surgiu da necessidade de melhorar a qualidade da operação, visando uma melhor experiência para o cliente e a redução de custos. No Brasil, a logística sempre foi vista com muita complexidade operacional, uma vez que a tecnologia, que é a maior aliada deste processo, caminhava de modo lento e custoso ao ser comparada com a utilizada pelos países de primeiro escalão. Mas, atualmente, o cenário está mudando, e nos últimos anos pudemos acompanhar avanços de gerenciamento nunca imaginados, como o total controle dos processos de produção, sendo alguns deles estoques, emissão de notas fiscais, entregas de mercadorias. Ter essas informações em mãos permite fazer previsões e dar respostas aos consumidores em tempo real, a exemplo de empresas que efetuam logística para todo o país e também para fora dele, estes necessitam de uma tecnologia gerencial que seja tão grande como as atividades que devem ser realizadas e concluídas com sucesso.

Uma vez que a operação logística é uma cadeia de processos dependentes uns dos outros, a necessidade de uma gestão de controle se torna a base para uma melhor comunicação entre os processos, evitando falhas e problemas futuros. A eliminação de erros e atrasos é o maior desafio na logística, e a ausência deles é o que torna o processo bem-sucedido e faz a empresa se destacar entre as demais no mercado. Partindo desse ponto, podemos afirmar que o investimento em uma boa gestão reflete em dores de cabeça eliminadas, e uma vez que as falhas não acontecem, todos os processos fluem em menor tempo, permitindo que a empresa proporcione ao cliente a melhor experiência.  A cada dia os clientes se tornam cada vez mais exigentes, pois a globalização desacomodou o mercado e exige cada vez mais inovações que possam simplificar os processos com menor custo.

Uma logística de custos reduzidos e maior produção sempre será o maior desafio das empresas do ramo de comércio exterior. A que conseguir maior assertividade nesse setor, certamente estará entre as melhores com um nível competitivo alto. E para alcançar esse tão desejado posto no mercado, é necessária uma gestão administrativa não apenas com avaliação de desempenho, mas também em transformar a tecnologia em uma parceira que irá proporcionar controle organizacional em tempo real, e consequentemente, o maior controle de todas as operações.

Claudemir Lopes, diretor de Produtos da Bysoft.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.