Publicidade
Início Blogueria Segurança: Entenda e conheça os 7 pilares de TI

Segurança: Entenda e conheça os 7 pilares de TI

0
Publicidade

Em tempos de ataques cibernéticos e violações de sistemas, uma das principais preocupações dos profissionais de tecnologia da informação (TI) é em como manter os dados protegidos. Apesar de não haver um método definitivo para garantir a segurança dos arquivos, existem sete pilares que os profissionais da área devem adotar, como a aplicabilidade de machine learning, garantindo a integridade dos dados. Conheça:

  1. Acesso

Quanto mais confidencial for um arquivo, maior será a permissão necessária para acessá-lo. A segurança da informação deve garantir que apenas pessoas autorizadas possam visualizar tais documentos. Sendo assim, os administradores precisam manter total controle sobre os usuários e os processos de identificação para evitar fraudes e invasões.

  1. Dispositivos

Os pontos de acesso também devem estar protegidos para evitar danos às memórias físicas, porém, as ferramentas de segurança não podem prejudicar a produtividade do usuário ou das máquinas.

  1. Segurança da rede

A transmissão de informações deve ser criptografada para dificultar o acesso em caso de ataques. Esse pilar exige monitoramento e serviços de firewall bem configurados, mantendo a rede em segurança, sem sobrecarregar os sistemas ou prejudicar a produtividade.

  1. Gerenciamento de dados

Não existe receita para a segurança de dados, sendo assim, cabe ao profissional de TI entender as necessidades da empresa, o nível de informação que ela trabalha, sua estrutura e necessidades de expansão, prevendo os benefícios que uma boa rede poderá oferecer para os negócios de qualquer segmento.

  1. Práticas seguras

As operações no sistema também devem ser feitas com prudência. Apesar de as ferramentas de proteção garantirem o acesso seguro, os usuários necessitam preservar o controle pessoal de senhas, além do sigilo, organização e integridade dos arquivos, garantindo a eficiência do trabalho e sua segurança.

  1. Uso da nuvem

As operações em nuvem permitem diversas possibilidades de segurança e manejo dos dados.

A capacidade de criptografia e configuração pelo provedor diminui os riscos de ataques, pois torna cada vez mais difícil localizar os fragmentos dos arquivos.

  1. Disponibilidade e integridade

Todas as informações devem estar sempre disponíveis para as pessoas certas e a administração deve ter o controle sobre a política de acesso. Além disso, os documentos precisam ser mantidos de forma íntegra, sem danos ou alterações indevidas, mantendo a área de TI funcionando plenamente.

machine learning é essencial em todos os 7 pilares, uma vez que o aprendizado da máquina é capaz de auxiliar em todos os processos através do reconhecimento e análise de padrões, imagens, identificação biométrica e da aprendizagem computacional.

Cláudio Santos,  CEO da Santo Digital.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile