Publicidade
Início Notícias Comunicações 96% dos internautas paulistas utilizam envio de mensagens instantâneas

96% dos internautas paulistas utilizam envio de mensagens instantâneas

0
Publicidade

Em 2020, atividades de comunicação foram as mais frequentes entre os usuários de internet do Estado de São Paulo, sendo o envio de mensagens instantâneas efetuado por 96% dos usuários, seguido por chamadas de voz ou vídeo (84%) e uso de redes sociais (76%). São resultados do estudo, fruto da parceria entre o Seade e o Cetic.br|NIC.br, que analisa as atividades realizadas na internet pelos residentes no Estado de São Paulo, a partir dos dados da pesquisa TIC Domicílios de 2019 e 2020.

Houve um aumento do envio de mensagens e da realização de chamadas de voz/vídeo no período considerado, independentemente da classe social, num contexto de maior distanciamento social em função da pandemia e de crescente popularização dos aplicativos de mensagens.

Além da comunicação, observou-se tendência de migração de outras atividades para o ambiente on-line. A busca por informações relacionadas à saúde (58%) e a realização de consultas, pagamentos e transações financeiras (50%) estiveram entre as principais atividades realizadas na internet, ambas com perceptível elevação, em relação a 2019.

O acesso a serviços públicos pela internet ampliou-se em 2020, em função da suspensão do atendimento presencial durante o período de distanciamento social e da maior oferta de serviços, incluindo o pagamento do auxílio emergencial, prova de vida digital, carteiras digitais de trânsito e de trabalho. Em São Paulo, metade dos usuários da internet procurou informações em sites governamentais e 45% realizaram algum serviço público on-line em 2020.

O consumo de conteúdo multimídia on-line também cresceu em 2020. Assistir a programas/vídeos na internet passou de 74% para 86%, enquanto ler notícias on-line de 56% para 73% dos usuários de internet paulistas no biênio analisado.

Praticamente dobrou a parcela de usuários de web em São Paulo que fizeram cursos à distância, modalidade que passou a ser usufruída por 27% desse contingente, em 2020. Mas, foram as pesquisas ou atividades escolares, realizadas majoritariamente entre os segmentos etários em fase escolar, que seguiram mobilizando maior parcela dos usuários (45%), acompanhadas pelo estudo na rede por conta própria (43%).

O uso da rede para atividades de trabalho, bastante impactado pela Covid-19, foi praticado por 36% dos usuários do Estado em 2020, patamar próximo ao registrado no ano anterior (33%). Tal comportamento denota que, apesar da importância do trabalho remoto durante a pandemia, essa modalidade esteve restrita a determinadas atividades profissionais, em geral, associadas à formação de nível superior e de maiores rendimentos.

Se, no geral, os usos da internet refletem as condições de acesso às tecnologias, também decorrem das habilidades digitais dos usuários, associadas ao seu perfil etário, socioeconômico e de escolaridade. De fato, nota-se que o compartilhamento de conteúdo (79%) foi uma atividade realizada em proporção maior do que a postagem de materiais autorais (31%) entre os usuários de internet de São Paulo.

O Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR é responsável pela produção de indicadores e estatísticas sobre o acesso e o uso da Internet no Brasil, divulgando análises e informações periódicas sobre o desenvolvimento da rede no País.

O Cetic.br|NIC.br é, também, um Centro Regional de Estudos sob os auspícios da UNESCO, e completou 17 anos de atuação em 2022. O Seade – Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados é a agência paulista de estatísticas que há mais de 40 anos coleta, analisa e dissemina dados sobre o Estado de São Paulo. No início de 2020, as instituições celebraram um convênio para compartilhar informações, aperfeiçoar metodologias e desenvolver pesquisas e análises em conjunto.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile