Inadimplência impulsiona oferta de serviço de telecobrança

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O serviço de telecobrança está crescendo no mercado brasileiro. Dados da Associação Brasileira de Telesserviços (ABT) indicam que, atualmente, 10% dos trabalhos executados pelas empresas de contact center são relacionados a essa atividade. E a tendência é continuar crescendo face ao aumento da inadimplência no país. De acordo com o Banco Central, até abril, a taxa foi de 7,4% entre as pessoas físicas, o correspondente a mais de R$ 12 bilhões em crédito.

Na avaliação do diretor de atendimento da Proxis, Wilson Aruk, o crédito consignado é um dos grandes impulsionadores da inadimplência. ?Muitas pessoas acabam solicitando empréstimos com desconto direto na folha de pagamento e depois não conseguem honrar o compromisso, ou mesmo pagar outras contas?, explica.

Entretanto, o índice de recuperação de crédito tem sido elevado. Estima-se em torno de 92%, atualmente, já na primeira fase da cobrança, que dura de sete a 90 dias ? o que mostra o êxito dos operadores de telemarketing de se apresentarem ao público não como um cobrador, mas como um negociador.

As operadoras de telemarketing, no conjunto, esperam recuperar 80% do crédito em atraso em todo o país até o final deste ano. A Proxis, que tem no segmento de cobrança uma fonte de 20% do seu faturamento, está apostando as fichas na prestação dessa modalidade de serviço. Dois clientes da empresa do setor financeiro tem metas bastantes agressivas. Um deles pretende resgatar R$ 9 milhões em crédito e o outro, R$ 3 milhões, até o final do ano.

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